Com a temporada de 2021 do RMR aí à porta, a produtora do CS:GO acabou de anunciar uma atualização das regras para os seus eventos oficiais, permitindo agora que jogadores com VAC-bans possam competir em Majors – desde que, para isso, os bans tenham pelo menos cinco anos.

"Até hoje, os jogadores não eram elegíveis para participar em eventos patrocinados pela Valve se alguma vez tivessem recebido um VAC-ban no CS:GO", explica a produtora, referindo ainda que “estas diretrizes não tinham sido atualizadas uma vez que o jogo era novo e todos os bans eram relativamente recentes".

"Mas os bans podem agora ter mais de oito anos” e, por isso, a Valve decidiu atualizar as regras. De agora em diante, "um VAC-ban só desqualificará um jogador se este o tiver recebido há menos de 5 anos" ou “se foi recebido em qualquer altura após a sua primeira participação num evento” oficial da Valve.

Ainda de acordo com o mesmo anúncio, "todos os outros efeitos de VAC-bans mantêm-se; a única diferença é como estes influenciam a elegibilidade [de um jogador] para participar" nestes eventos. Há "outras razões pelas quais um jogador não pode ser elegível", adianta a Valve, provavelmente referindo-se a casos de match-fixing, entre outros.

Recorde-se que há vários jogadores que estavam afetados pelas regras anteriores. Um desses casos é o brasileiro Vinicius "vsm" Moreira, que integra atualmente o projeto O PLANO. Outro exemplo é o do finlandês Elias "Jamppi" Olkkonen, jovem que chegou a processar a Valve pelo seu alegado VAC-ban e que, entretanto, assinou pela Team Liquid para jogar VALORANT.