A Riot revelou hoje, na íntegra, o Fracture. É o mais recente mapa adicionado ao VALORANT, que pretende esticar o que conhecemos como os limites do level design.
"A ideia do mapa veio de uma simples questão: ’E se?’ Mais especificamente, e se os atacantes começassem em ambos lados do mapa, ’beliscando’ quem defende? Queríamos muito que os jogadores repensassem premissas fundamentais," disse Joe Lansford, Level Designer do VALORANT.
"Por exemplo, o espaço neutro pertence a quem mesmo? Daí, os nossos objetivos focavam-se todos em apoiar esse ’e se?’ O mapa em forma de um H, os espaços neutros, as ziplines, tudo é criado para reforçar essa ideia central," acrescentou.
Um mapa normal num jogo como o CS:GO ou o VALORANT é simples: dois spawns, dois sites. Os inimigos vêm pela frente ou pelo lado. A Riot coloca a questão de forma diferente: e se os inimigos podessem aparecer pela frente, pelos lados e por detrás?
Os atacantes do Fracture podem aparecer em ambos lados.
Já foi citado por várias figuras da comunidade, entre elas Kyrylo "ANGE1" Karasov dos FPX, como um mapa extremamente difícil. Em paralelo, é um mapa inovador e interessante. "Eu acho que a Riot faz bem em experimentar coisas novas e novos designs," disse Carlos "k0mpa" Nunes.
"O mapa é interessante. Não sei o que achar do facto de ter quatro [ultimate] orbs. Acredito que Agentes como o Phoenix e a Skye vão ser os mais usados, mas até agora gostei do mapa." Fizzy continuou, achando "que [abusaram.]
"Quatro orbs é demasiado. Aprecio que o mapa [é feito de] duas metades de mundos diferentes, daí haver duas orbs de cada lado, mas o facto de equipas (claro que é improvável mas) poderem ter um ultimate de Phoenix por ronda é demasiado."
"Para mais, o mapa tem muitos cantos. É pior que o Icebox nesse aspeto. Entras num Spike Site e tens [muitos] ângulos com para te preocupars. A maior parte dos sites é wallbangable também." Fizzy refere-se a vários sítios em ambos os sites. No B, por exemplo, é possível furar o chão.
O que num mapa "normal" seria o meio, é o spawn dos defensores no Fracture.
A ambiguidade do mapa cria dúvidas nas composições. Devido a ela, já foram propostas inúmeras composições: três Controllers? dois Sentinelas? Maior foco nos Duelistas e Initiators? Todo o Fracture é uma experiência enorme.
O mapa deverá ser lançado na semana que vem, juntamente com o Patch 3.05. Vai ser introduzida uma queue só para o Fracture durante as primeiras duas semanas. Ao fim desse tempo, o mapa será integrado nas queues Unrated e Competitiva normais.
Quatro semanas depois do Patch, ou seja, em inícios de outubro, o mapa passará a estar disponível para ser jogado em torneios oficiais como os Last Chance Qualifiers do VCT. "É muito cedo para dizer [se vai ter lugar em competições]. É algo novo," disse k0mpa.
Vários criadores de conteúdo vão estar pela Twitch a experimentar o mapa ao vivo a partir das 18h00.