A Riot revelou hoje, na íntegra, o Fracture. É o mais recente mapa adicionado ao VALORANT, que pretende esticar o que conhecemos como os limites do level design.

"A ideia do mapa veio de uma simples questão: ’E se?’ Mais especificamente, e se os atacantes começassem em ambos lados do mapa, ’beliscando’ quem defende? Queríamos muito que os jogadores repensassem premissas fundamentais," disse Joe Lansford, Level Designer do VALORANT.

"Por exemplo, o espaço neutro pertence a quem mesmo? Daí, os nossos objetivos focavam-se todos em apoiar esse ’e se?’ O mapa em forma de um H, os espaços neutros, as ziplines, tudo é criado para reforçar essa ideia central," acrescentou.

Um mapa normal num jogo como o CS:GO ou o VALORANT é simples: dois spawns, dois sites. Os inimigos vêm pela frente ou pelo lado. A Riot coloca a questão de forma diferente: e se os inimigos podessem aparecer pela frente, pelos lados e por detrás?


Os atacantes do Fracture podem aparecer em ambos lados.
Ao fim de dois ou três jogos no Fracture, apercebemos-nos rápido de uma coisa – este mapa é difícil de defender. Ou parece, pelo menos. A imprevisibilidade, a variedade de caminhos, misturada com bom uso de utilidade por parte dos Agents sufocam quem tenta defender os sites. "Sinto que o mapa vai ser muito a favor dos atacantes," disse David "Fizzy" Figueiredo.

Já foi citado por várias figuras da comunidade, entre elas Kyrylo "ANGE1" Karasov dos FPX, como um mapa extremamente difícil. Em paralelo, é um mapa inovador e interessante. "Eu acho que a Riot faz bem em experimentar coisas novas e novos designs," disse Carlos "k0mpa" Nunes.

"O mapa é interessante. Não sei o que achar do facto de ter quatro [ultimate] orbs. Acredito que Agentes como o Phoenix e a Skye vão ser os mais usados, mas até agora gostei do mapa." Fizzy continuou, achando "que [abusaram.]

"Quatro orbs é demasiado. Aprecio que o mapa [é feito de] duas metades de mundos diferentes, daí haver duas orbs de cada lado, mas o facto de equipas (claro que é improvável mas) poderem ter um ultimate de Phoenix por ronda é demasiado."

"Para mais, o mapa tem muitos cantos. É pior que o Icebox nesse aspeto. Entras num Spike Site e tens [muitos] ângulos com para te preocupars. A maior parte dos sites é wallbangable também." Fizzy refere-se a vários sítios em ambos os sites. No B, por exemplo, é possível furar o chão.
 


O que num mapa "normal" seria o meio, é o spawn dos defensores no Fracture.
 

A ambiguidade do mapa cria dúvidas nas composições. Devido a ela, já foram propostas inúmeras composições: três Controllers? dois Sentinelas? Maior foco nos Duelistas e Initiators? Todo o Fracture é uma experiência enorme.

O mapa deverá ser lançado na semana que vem, juntamente com o Patch 3.05. Vai ser introduzida uma queue só para o Fracture durante as primeiras duas semanas. Ao fim desse tempo, o mapa será integrado nas queues Unrated e Competitiva normais.

Quatro semanas depois do Patch, ou seja, em inícios de outubro, o mapa passará a estar disponível para ser jogado em torneios oficiais como os Last Chance Qualifiers do VCT. "É muito cedo para dizer [se vai ter lugar em competições]. É algo novo," disse k0mpa.

Vários criadores de conteúdo vão estar pela Twitch a experimentar o mapa ao vivo a partir das 18h00.