Com apenas um jogo pela frente, a SAW continua na luta pela permanência na ESEA Premier 39. Quinteto ibérico volta a jogar amanhã, contra a 1WIN.

A temporada começou com uma vitória, por default, frente à Eternal Fire – algo que todas as equipas do grupo receberam, porque o quinteto turco acabou por ser desqualificado. Nas quatro jornadas seguintes, o emblema português passou por uma travessia no deserto, não rendendo qualquer vitória à equipda de Renato "Stadodo" Gonçalves.

Sem hipóteses de chegar aos playoffs e com mais três partidas pela frente, o primeiro objetivo seria o último lugar do grupo. A vitória sobre a LDLC enviou o quinteto francês para o duelo entre os dois oitavos colocados de cada grupo – onde o derrotado desce diretamente para a ESEA Advanced.

Hoje, a SAW somou o segundo triunfo consecutivo e baralhou mais as contas do grupo. À entrada para a última partida, é impossível garantir a manutenção direta, mas há possibilidade de evitar as Relegations. Em caso de derrota amanhã, a organização portuguesa vai diretamente para as relegations, terminando no sétimo lugar do grupo.

Ainda assim, se vencer fica em contenção pelo 6º lugar, que dá acesso ao duelo para decidir quem é o 11º colocado da prova e uma vaga na ESL Challenger League – nova denominação da ESEA Premier. No entanto a vitória não chega, já que a SAW fica dependente do resultado de Movistar Riders.

Admitindo que SAW vence a sua partida, o destino fica entregue ao resultado entre Movistar Riders e Blink. Caso a organização espanhola saia derrotada, a SAW ficará, garantidamente, no sexto lugar do grupo, já classificação final da Movistar Riders fica dependente do resultado da Nemiga.

Eis a tabela com os cenários possíveis, em caso de vitória da SAW:

Resultado SAW Resultado Movistar Riders Resultado Nemiga Classificação Final SAW
Vitória Vitória Vitória
Vitória Derrota Derrota
Vitória Vitória Derrota
Vitória Derrota Vitória

Se Movistar Riders e Nemiga perderem as três equipas ficam empatadas com o registo de 3 vitórias e 4 derrotas (excluíndo as vitórias atribuídas por default). O primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas nenhuma das equipas sai por cima, relembrando que a Movistar Riders bateu a Nemiga, a SAW bateu a Movistar Riders e, por fim, e a Nemiga derrotou a SAW.

Assim sendo, entre as três equipas, é aplicado o segundo critério de desempate – os mapas que venceram e perderam – onde a SAW sai no segundo lugar.

  Mapas a favor Mapas contra Classificação Final
Movistar Riders 3 2
SAW 3 3
Nemiga 2 3