A FACEIT anunciou várias mudanças em relação ao circuito FACEIT Pro League e uma delas passa por aumentar o prizepool da divisão Challengers.

Recentemente foi noticia a "limpeza" realizada na divisão mais alta do circuito, onde foram removidos mais de 20 jogadores. Hoje foram anunciadas alterações estruturais que prometem melhorar o cenário competitivo de CS:GO.

A plataforma começa por dizer que entraram em acordo, com os jogadores que se mantiveram na FPL, e irá haver uma redução no prizepool para 3 mil dólares. A diferença irá ser alocadada para a divisão inferior, a Challengers, que vê o total de prémios triplicar. 

Outra alteração estrutural é a entrada na divisão mais alta da FPL. A partir de 1 de março as portas fecham e a única maneira de entrar é através de scouting, ou seja, em vez de garantir o acesso através das leaderboards da divisão inferior, os jogadores vão passar a ser escolhidos por mentores.

Neil ‘NeiL_M’ Murphy, antigo treinador dos c0ntact, foi o primeiro mentor anunciado e o principal trabalho, além do scouting, será aconselhar os novos talentos dentro e fora do servidor.

Por fim, irá passar a haver requisitos mínimos para quem quiser participar nos qualificadores para a FPL-Challengers, e são eles:

– Elo mínimo de 3000;
– No dia do qualificador, a conta precisa de ter, pelo menos, 1 ano;
– 1000 jogos disputados na plataforma.

Em Portugal, o acesso a estes qualificadores é através da SAW Rafael Pais League, que oferece três vagas para o qualificador na FPL-C.