O primeiro qualificador aberto europeu para o PGL Major de Antuérpia arrancou esta terça-feira. Várias organizações portuguesas marcaram presença no qualificador, cujo top 4 dá acesso ao torneio RMR europeu de apuramento para o Major.

A GTZ Bulls beneficiou de um bye na ronda inaugural e seguiu de imediato em frente, assim como a Panthers e a FTW. A SQUAD beneficiou de uma vitória por default sobre a P0rtugez, ao passo que OFFSET e SAW estrearam-se com vitórias claras: 16-0 frente a nosteam e Luokkalan Rahti, respetivamente.

Na segunda ronda, as seis equipas lusas estiveram todas em competição e conseguiram praticamente todas o mesmo resultado. GTZ Bulls (vs. ALAMUNA), OFFSET (vs. teamspiritKG), SAW (vs. Sangal) e FTW (vs. CorvusKepo4ka) venceram todas por 16-4 nos respetivos encontros. Já a SQUAD e a Panthers conseguiram vitórias por 16-14 frente a Yellow Flash e Falcon, respetivamente.

A primeira equipa portuguesa a ser afastada foi a FTW, na terceira ronda. A fénix cedeu por 8-16 para a Wisla Krakow e ficou pelo caminho. Pouco depois, também a SQUAD foi afastada, ao ceder por 14-16 frente à Demise. GTZ Bulls (16-6 vs. NTSU), OFFSET (16-12 vs. Jingle Balls), SAW (16-6 vs. dodareY) e Panthers (16-6 vs. Latro) continuaram em prova.

A quarta ronda da prova ficou marcada pelo afastamento da SAW, que cedeu por 12-16 para a Tricked. Também a GTZ Bulls saiu de cena nesta ronda, ao perder por 11-16 frente à forZe. A Panthers, por sua vez, lutou até ao fim, mas cedeu por 13-16 para a Lost of Elo. A OFFSET, por outro lado, conseguiu prolongar a estadia com um triunfo por 16-10 diante da KOVA.

A caminhada da OFFSET, no entanto, chegou ao fim na quinta ronda do qualificador. Em Nuke, a equipa portuguesa cedeu por 11-16 para a Aseris e despediu-se da prova.

Apesar dos resultados desta terça-feira, as equipas portuguesas ainda podem sonhar com o apuramento, uma vez que vão jogar-se mais três qualificadores abertos.

Podes ver a cobertura, com todos os resultados das organizações portuguesas, aqui.