A partir da marca de gaming OMEN, a HP tem criado diversos modelos de portáteis que se adaptam na perfeição às necessidades de qualquer tipo de gamer, com um perfil mais ou menos exigente. Um destes casos, é o recente modelo OMEN 16, do qual ficámos fãs depois de o experimentarmos.

O que salta mais à vista neste portátil são as suas características físicas. Estamos a falar de um computador com um monitor de 16,1’’ polegadas, com um design limpo e eficaz que inclui um touchpad e um teclado tão elegantes quanto a restante apresentação deste OMEN 16.

Nada do que foi anteriormente referido torna este portátil pesado de transportar ou de apreciar. Aliás, nem as várias portas que este OMEN 16 fazem isso: por aqui há uma entrada Thunderbolt 4, três portas SuperSpeed USB Type-A (uma delas com a tecnologia HP Sleep and Charge) e, entre outras, entrada para auscultadores, HDMI e Mini DisplayPort.

Então, por que motivo é este portátil tão apto para jogos? Antes de olharmos para especificações gráficas ou de processamento, é importante referir que este portátil conta com a tecnologia OMEN Tempest Cooling, isto significa que evita o sobreaquecimento do mesmo, melhorando o fluxo de ar do equipamento, independentemente da exigência de cada jogo, o que permite como consequência uma maior fluidez.

Esta máxima fluidez é também graças ao monitor com uma taxa de atualização rápida, com 144 Hz garantidos (vai até 165) e uma resolução de 1080p. Este ecrã permite jogar títulos rápidos e exigentes, como é o caso do Counter-Strike: Global Offensive ou VALORANT. De frisar e notar ainda que, o brilho deste monitor é totalmente personalizável graças ao HP Flicker-Free, que é mais um motivo para ficarmos satisfeitos com este portátil.

Para além de ter um som produzido pela incontornável Bang & Olufsen, o OMEN 16 providencia um processador AMD Ryzen 7 5800H, com oito cores, capaz de atingir uma velocidade de 3.2 GHz (4.4 GHz em modo turbo) bem como, uma memória RAM de 16 GB e um disco rígido SSD de 1 TB.

Relativamente a parte gráfica podemos iniciar com uma configuração base NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti, podendo ir até uma RTX 3070, dependendo do modelo. Apesar dos seus 4 GB de memória, esta é uma placa desenhada especificamente para portáteis, o que garante uma boa consistência.

Como se não fosse suficiente, todos os pormenores que referimos acima, este portátil oferece ainda uma autonomia até 9h30, para além de não ser muito pesado: tem apenas 2.32 kg.

Disponível nas lojas a partir de 1.399€, este computador faz parte de um vasto leque de ofertas da HP, como podes encontrar aqui.