A NAVI prepara-se para anunciar uma série de mudanças de pessoal nas próximas semanas. De acordo com uma entrevista concedida ao The Washington Post pelo CEO da organização, Yevhen Zolotarov, o clube ucraniano vai cortar ligação com trabalhadores russos, incluindo jogadores, a menos que estes aceitem viver noutro país.

À medida que a invasão da Rússia ao território ucraniano continua, a NAVI continua a operar com funcionários espalhados por toda a Europa. De maneira a manter a organização em funcionamento, vários membros dos departamentos financeiro e jurídico mudaram-se para o Chipre, mas há quem ainda permaneça em Kiev.

Zolotarov, na entrevista concedida ao órgão de comunicação social norte-americano, deixou claro que esta guerra vai trazer mudanças. De acordo com o CEO da NAVI, algumas equipas de jogos mobile – PUBG Mobile ou Brawl Stars – deverão deixar a organização. Também a equipa de Dota 2 poderá vir a ser afetada, mas pelas decisões em cancelar torneios e na dificuldade em obter vistos.

O dirigente da organização começou a entrevista por dizer que a NAVI está "de volta ao trabalho" e falou sobre a mudança de política nas redes sociais, que têm agora sido usadas como meio para tentar ajudar o país. Para Zolotarov, o principal objetivo por agora é "não perder ninguém e continuar a pagar aos funcionários". Isto inclui alguns funcionários que estão atualmente a combater pelo exército ucraniano. "Vamos continuar a pagar-lhes porque estão a proteger a nossa terra e a nós também", acrescentou o dirigente.

É então depois que surge a notícia: "Não vamos trabalhar com pessoas que vivam na Rússia e que pagam taxas à Federação Russa", afirma Zolotarov. O CEO disse ainda que os jogadores compreendem a decisão e que sabem que tudo o que passa na televisão russa não passa de mentiras. O líder da NAVI ofereceu-se ainda para ajudar os jogadores que pretendam mudar de país a fazê-lo.

Apesar disto, Yevhen Zolotarov diz acreditar que "todas as nossas principais equipas vão permanecer iguais", acrescentando que a organização vai certamente desfazer-se de algumas equipas de jogos mobile. Em relação à situação financeira da organização, o dirigente afirmou que "está bem, uma vez que a maior parte dos parceiros estão baseados na Europa e nos Estados Unidos".

Até ao momento, a NAVI perdeu apenas uma parceria e por sua própria decisão. Zolotarov afirmou ainda que alguns parceiros chegaram mesmo a oferecer o adiantamento de pagamentos.