ESL anunciou durante a hora de almoço de hoje que o popular FPS Counter-Strike 1.6 irá sair da lista de jogos oficiais da Intel Extreme Masters.

É assim o fim da versão 1.6 como jogo principal em termos de FPS para a Intel Extreme Masters ao fim de 6 temporadas consequtivas.

Durante 6 longas temporadas, a ESL revolucionou por completo a comunidade de Counter-Strike 1.6, ao introduzir um dos maiores jogos de FPS que alguma vez existiu nos seus torneios, dando-lhe toda a dimensão e prestígio que hoje quer os seus eventos quer o jogo têm.

Há muito que este assunto era discutido por toda a comunidade, até quando é que o Counter-Strike 1.6 iria sobreviver nos grandes torneios, sendo que hoje, a ESL anuncia que o jogo irá deixar de estar representado como um dos jogos principais que fazem parte da sua lista de torneios oficiais nos eventos da Intel Extreme Masters.

A razão para este facto vem, segundo a ESL , do declínio da popularidade e interesse do jogo fora da Europa, onde estão muitos dos patrocionadores do evento, levando assim à inevitável decisão de retirar o jogo da lista de principais jogos nas Intel Extreme Masters. Ainda assim, tudo leva a querer que será o novo Counter-Strike: Global Offensive a fazer parte do lote de jogos oficiais, depois da Valve ter anunciado uma data de lançamento do jogo e das constantes actualizações que o jogo está a ter todas as semanas.

ESC Gaming, os últimos campeões de CS 1.6 da IEM. (Foto por: HLTV.org)

Michael "Carmac" Blicharz, director geral da secção de gaming da ESL, deixou as seguintes palavras no site da ESL,

"O Counter-Strike 1.6 vai ser retirado da lista de jogos principais para a próxima temporada 2012-2013 da Intel Extreme Masters.

Ao longo das 6 temporadas na Intel Extreme Masters, o Counter-Strike 1.6 trouxe momentos fantásticos aos nossos eventos e a sua comunidade contribuiu imenso para o seu crescimento global. Esperamos que tenhamos retribuido um grande entertenimento e uma grande emoção.

Para um projecto verdadeiramente global como o nosso, com eventos nos 4 continentes e em vários países, nós queremos jogos com diversas equipas e jogadores profissionais de todos os cantos do mundo. No passado recente do Counter-Strike 1.6, o jogo assumiu-se como a preferência de topo na Europa dos jogadores profissionais mas registou um declínio em outras partes do mundo. Isto foi evidente nos nossos eventos fora da Europa.

Com base nisto, decidimos retirar o Counter-Strike 1.6 da lista de jogos principais. Isto significa que se o Counter-Strike 1.6 for jogado num evento, irá sê-lo apenas em eventos onde se adequa jogá-lo nas Intel Extreme Masters.

O legado do Counter-Strike nas Intel Extreme Masters é uma das maiores histórias em toda a ESL. Os nomes dos campeões das 6 temporadas vão ser gravados nos troféus da Intel Extreme Masters, quer seja de equipas ou de jogadores."
 

Com esta declaração, Carmac dá a entender que Counter-Strike 1.6 poderá fazer parte de alguns eventos dentro da Europa, mas nunca como jogo principal do evento.

Não existe qualquer informação oficial relativa à próxima temporada da Intel Extreme Masters, a sua sétima.

Por fim, a ESL revelou ainda um vídeo sobre as 6 temporadas de Counter-Strike que a Intel Extreme Masters teve.

Será este o inicio definitivo do fim da integração do Counter-Strike 1.6 em eventos mundiais? Será que outros eventos vão seguir as mesmas pisadas da ESL? Deixa-nos a tua opinião.

FRAGlider – Conteúdo de excelência para um público exigente.