Estamos de volta com a rúbrica das Guides e, desta vez, será a Middle Lane com o protagonismo total. Quando já nos encontramos a acabar mais uma rodada pelas roles, faltando apenas a de Jungler e Support, ninguém melhor que o ex-AP Carry dos K1CK, Waray, para nos explicar todas as mecânicas do champion que escolheu.

Aproveitamos o momento mais uma vez para dar destaque ao novo espaço do nosso website, onde podem analisar todas as guides que temos vindo a disponibilizar! No menu do topo do website têm agora à disposição Guides – LoL!



Índice:



Breve Introdução:

Gustavo "Waray" Maurício tem 20 anos e joga League of Legends desde a Season I onde conseguiu atingir o Platinum. É neste momento o Top Laner dos K1CK eSports Club e encontra-se na tier Diamond I. Joga entre 3 a 5 horas por dia e faz parte de uma das equipas de topo nacional e, ainda, da Selecção Nacional.

Como ex-AP Carry, Waray irá disponibilizar aqui um Guide para champion que é frequente avistar-se na Mid Lane! Twisted Fate, The Card Master foi o escolhido!

Breve Introdução ao Twisted Fate:

O Twisted Fate é um champion com excelente capacidade de splitpush e uma presença global incrível, o que faz com que ao haver um Twisted Fate no meio a equipa adversária tenha de jogar com cuidado em todas as lanes a partir do seu nível 6. É por estes motivos que é um dos champions mais contestados tanto em soloQ, como na Competitive Scene. Um Twisted Fate nas mãos de um bom jogador consegue ser devastador. Tem também uma capacidade de poke razoável e um CC relativamente forte (Gold Card e Red Card).

Neste guide, vou tentar transmitir-vos algum conhecimento que tenho deste champion e espero que vos seja útil !

Summoners Spells:

Primário:
Opcional:

Em relação aos Summoner Spells, vais usar sempre o Flash como Summoner Spell principal, como segundo poderás optar pelo Ignite ou Barrier. Opto pelo Ignite na maior parte dos casos, só uso o Barrier contra lanes mais complicadas ou com muito burst como, por exemplo, Fizz e Zed. No entanto, acabas por perder um pouco de killing potential nos ganks se não tiveres Ignite, por isso, evita ao máximo trocá-lo pelo Barrier.

Teleport também não é de por à parte, dependendo do vosso estilo de jogo. Pessoalmente, não gosto de usar no Twisted Fate.

Quanto às Runes:

  • Marks: Greater Mark of Magic Penetration ou Greater Mark of Hybrid Penetration
    • Optem pelas Hybrid Penetration caso estejam contra um oponente na lane quee tencionem dar muitos autoattacks.
  • Seals: Greater Seal of Armor ou Greater Seal of Scalling Health
    • Se fores contra um caster podes levar a segunda opção. Se tencionarem dar muitas trades, mais vale optar por Armor.
  • Glyphs: Greater Glyph of Magic Resist ou Greater Glyph of Ability Power per Level
    • Caso estejas contra um AD e não precises de Magic Resist, também podes usar Abiliy Power per Level para seres mais agressivo contra casters que não tenham uma grande capacidade de dar trades contigo.
  • Quintessences: Greater Quintessence of Movement Speed ou Greater Quintessence of Ability Power
    • Ability Power é melhor para early/mid game tendo em conta que vais fazer Lich Bane e quanto mais AP tiveres mais diferença irás fazer nos ganks. Movement Speed também faz diferença e acaba por ser melhor overall, embora possas notar um pouco falta de AP ao início.

Greater Mark of Magic Penetration
Greater Mark of Armor
Greater Seal of Magic Resist
Great Glyph of Movement Speed

Quanto às Masteries:

Opto sempre por 21 em Offense e, depois os outros, 9 pontos vão para Defense ou Utility, dependendo do setup contra qual estou a jogar. No entanto, os 9 pontos em Utility é a melhor escolha, na maior parte dos casos.

Podes trocar os 3 pontos de Movement Speed em utility para mana regen caso ainda sejas principiante com o champion e nao consigas gerir bem a mana. De qualquer maneira com 1/2 Doran’s e Sheen mais a blue card não deves precisar da mastery de Manaregen para nada.

Se tiveres contra um Zed ou Kha’Zix podes usar a Mastery Page em cima, ou então trocas os 9 pontos de Utility para Defense, para teres mais Armor e 30HP que no início que podem fazer a diferença.


Contra um Kassadin, por exemplo, podes usar uma página deste género, com Runes de Hybrid Penetration, ou seja, os teus autoattacks vão dar muito dano e o Kassadin vai ser obrigado a farmar com o Q se jogares devidamente.

Quanto às Skills:

Quanto à evolução das Skills, opto sempre por evoluir da seguinte forma:

A nível um aprendo o W para ter stun em caso de dar invade ou sermos invadidos, a nível dois aprendo o Q 95% das vezes, podes aprender logo o E caso estejas contra um bruiser ou um Kassadin/Diana, por exemplo, e estejas a mandar muitos autoattacks. A partir de nível dois a prioridade é sempre R>Q>W>E.

Quanto à Build:

  • Items para Começar:
ou ou
Boots of Speed
  Health Potion
  Cloth Armor
  Health Potion
  Dorans Ring
  Health Potion

Escolhe a primeira opção caso estejas contra um champion com skills shots, como por exemplo, Lux. O Cloth Armor + Health Potions será em caso de estares contra um AD. O último caso, Dorans Ring + Health Potions, acaba por resultar bem em todas as situações e é mais gold efficient, pois só gastas dinheiro em dois potions.
 
  • Early Game:

ou
Boots of Speed
  Dorans Ring
  Sheen
  Seekers Armguard

Na primeira vez que fores à base deves comprar: Botas de nível 1, 1/2 Dorans Ring e Sheen. Tenta fazer, rapidamente, o Seeker’s Armguard para o Zhonyas Hourglass, caso estejas contra um AD no meio.

  • Primeiros Items completos:
Lich Bane
  Rabadons Deathcap
  Zhonyas Hourglass

Normalmente, compro quase sempre como primeiro item a Lich Bane. De seguida faço Zhonyas Hourglass ou Rabadons, dependendo da equipa que estou a enfrentar. Se tiver um Zed, por exemplo, na team adversária, Zhonyas Hourglass é muito eficaz não só pelo Armor, mas também por poder usar o activo do item caso o Zed utilize o ultimate em mim. Como terceiro item fazes o que não fizeste como segundo, Rabadons ou Zhonyas Hourglass.

  • Itens Finais:

ou ou ou
Mercury Threads
  Sorcerer Shoes   Lich Bane   Rabadons Deathcap   Zhonyas Hourglass   Void Staff
  Deathfire Grasp
  Abyssal Acepter
 

Guardian Angel

Mercury Threads quando os adversários têm muito Crowd Control, Sorcerer Shoes nos restantes casos. O upgrade das botas o melhor é quase sempre Homeguard e, para mim, o unico viável no Twisted Fate para além deste é o Alacrity.

Vale a pena falar também do Twin Shadows que é um item que muita gente gosta. Eu, pessoalmente, muito raramente o faço e não gosto muito do item, só mesmo quando estou contra 4 ou 5 champions com dano mágico. Isto é a apenas a minha opinião, cada um tem o seu estilo de jogo.

Vamos fazer agora uma análise à Laning Phase:

  • A Laning Phase do Twisted Fate depende muito do champion contra qual estás a jogar. A única coisa que não varia muito, e acaba por ser o teu objectivo principal é tentar chegar a 6 o mais rápido possível, para fazer a diferença nas outras lanes e aproveitar para fazer objectivos iniciais (Torres/Drake) quando os ganks correrem bem.
  • O primeiro gank com o ultimate, opto muitas das vezes pela Bottom Lane porque, normalmente, quando corre bem tem quase sempre como consequência um Drake para a tua equipa.

Sobre as Team Fights:

  • Joga sempre perto da tua team, não tens grande mobilidade por isso tens de ter cuidado com isso. A maior parte das vezes o melhor é ficares perto do teu AD Carry e, simplesmente, começarem por matar a front line.
  • A maioria das teamfights de 5 contra 5 são de evitar, ou seja, podes dar splitpush e quando algum dos outros te vier parar, caso estejas mais fraco usa o ultimate para a tua equipa e faz fight 5 contra 4, por exemplo. Há inumeras coisas que podes fazer com o Twisted Fate.
  • O Twisted Fate também tem excelente poke, depois de teres terminado o Rabadons Deathcap e se tiveres Blue Buff consegues spammar o Wild Cards (Q).

Pontos Fortes e Fracos do Twisted Fate:

Pontos Fortes do Twisted Fate:

  • Presença Global;
  • Ganks fortíssimos;
  • Sustain de mana com a Blue card (W);
  • Um dos melhores splitpushers do jogo;
  • Stun com menos cooldown do jogo (Gold Card);
  • Vê invisíveis com o Destiny (R).

Pontos Fracos do Twisted Fate:

  • Tem rácios de Ability Power baixos;
  • Não tem grande mobilidade embora com a Lich Bane e o ultimate até sejas rápido e tenhas presença global;
  • A Laning Phase pode ser muito difícil em alguns matchups.
     

Quando pickar o Twisted Fate:

Twisted Fate é Fraco contra:

 
Fizz
  • O maior inimigo do Twisted Fate. Se o Fizz souber jogar não consegues fazer absolutamente nada, mesmo que tenhas Barrier ele consegue matar-te debaixo da torre a partir de nível 6. Quando pensares que o Fizz vai dar all in chama o teu jungler, depois de ele gastar um "E" ofensivamente não tem forma de fugir, ate porque os Fizz’s não costumam usar Flash. Joga defensivamente e farma só com o Wild Cards (Q), leva Mana Regeneration em Utility e compra um Negatron Cloak, o mais cedo possível. 

Ahri
  • Tem demasiada mobilidade a partir de nível 6, se te acerta um Charm e salta para cima de ti com o ultimate estás morto. Até nível 6, não deves ter muitos problemas, farma simplesmente e tenta não dar muitos trades a não ser que consigas usar a Gold Card (W) + Wild Cards (Q) sem ela ripostar. A partir de nível 6 aproveita o teu ultimate para fazer a diferença noutras lanes, compra um Negatron Cloak caso estejas a ter problemas com o burst da Ahri.

 
Olaf Irelia
  • Não na lane em si, mas caso estejas a jogar e a equipa adversária tenha um Olaf ou uma Irelia na Top Lane é muito difícil gankares essa lane com o ultimate, pois qualquer um deles praticamente ignora o teu stun. Felizmente, hoje em dia, estes champions já não são tão usados como eram.

Diana Kassadin
  • Só são um problema a partir de nível 6, até 6 ate deves ter vantagem e aproveita ao máximo possível a vantagem que tens inicialmente, faz um ou dois doran’s ring e compra negatron para um abyssal scepter o mais cedo possível, depois faz lich bane e continua a build normalmente. No caso do kassa até deves fazer botas de MR já que te tiram a duração do silence e do stun e já tens o mpen do abyssal..

Twisted Fate é Bom contra:

Ryze
  • Farmas e pushas, o Ryze pouco ou nada pode fazer contra ti na lane. A partir de nível 6, pushas a lane e gankas Top ou Bot, cuidado se o Ryze estiver a usar Teleport pode ser forte no countergank.

Evelynn Twitch
  • O teu ultimate dá-te visão dos invisíveis, por isso, o Twisted Fate é sempre bom contra este género de champions, sendo que contra a Evelynn na lane consegues igualar o poder de push dela.

Twisted Fate é Bom com:

Varus
  • Grande sinergia nas teamfights e nos ganks na Bottom Lane, mal gankes a Bottom Lane se o Varus acertar o ultimate num inimigo é uma kill certa. Também é muito bom para forçar fights e apanhar os teus oponentes desprevenidos.

Cho’Gath
  • Depois de um stun no meio, ele tem um Rupture + Silence que não pode falhar, e acaba por resultar em kill na maior parte das vezes. Outros junglers com Crowd Control também resultam.

Nocturne Shen
  • Ambos funcionam de maneira igual, nada como um gank de um Twisted Fate + Shen/Nocturne na Bottom Lane. Duas kills, um Drake e/ou uma torre não é nada de se deitar fora.

Algumas dicas mais elaboradas:

  • Na lane não dês lock a uma carta muito antecipadamente, se deres lock uma Gold Card o teu inimigo já sabe que vais tentar stuná-lo e, simplesmente, afasta-se um pouco até a carta acabar. Se deres lock a uma Blue Card ele provavelmente, vai-se mandar para cima de ti se conseguir. Deixa as cartas a "correr", se tencionares mandar uma Blue Cardlock mal a vás mandar e estejas em range do minion/champion e afasta-te logo a seguir. Caso o queiras fazer com qualquer outra carta a ideia no geral é a mesma.
  • Lockar uma Blue Card em algumas situações é bom para dar bait a um gank no Mid, caso o teu jungler esteja à espera num side bush. A desvantagem disto é que não tens um stun para o gank.
  • Quando estás no mid e vais gankar uma side lane, tenta que o Mid Laner adversário não tenha visão de ti, quando o vais fazer. Normalmente, os Mid Laners até wardam no meio da lane contra o Twisted Fate para saberem isso.
  • Quando a tua equipa está relativamente perto e tiveres Zhonya’s Hourglass, podes usar o ultimate para o meio dos inimigos e usar Stun + Zhonya’s Hourglass para forçares uma fight e, provavelmente, uma fight em vantagem, pois os inimigos normalmente gastam um ou dois ultimates em ti. Convém a tua equipa estar lá mal o teu Zhonya’s acabe, pois caso contrário o que fizeste foi simplesmente um suicídio.



Todas as sugestões e comentários construtivos irão servir para que os próximos Guides sejam apresentados de uma melhor forma. Apesar de não termos um site preparado para este tipo de projectos, o Fraglider fez um esforço enorme para que todos os nossos utilizadores, de uma forma simples e intuitiva percebessem este projecto.

Qualquer questão sobre o Guide, basta comentarem ou perguntarem através da sua página Facebook, e o próprio Waray irá responder a essas mesmas questões.

Estaremos de volta muito em breve com mais um Guide de um jogador Português. Tens alguém que gostarias de ver escrever um destes Guides ? Deixa-nos um comentário!

FRAGlíder – Conteúdo de excelência para um público exigente!