Portugal é o novo líder do ranking de nações da FIFAe. A seleção nacional subiu ao topo da tabela classificativa após ter garantido a qualificação para os play-offs da FIFAe Nations Series.
A equipa das quinas, que conseguiu o terceiro lugar na primeira edição do Campeonato do Mundo de futebol virtual, alcança o primeiro posto da hierarquia pela primeira vez na história. Na atualização anterior do ranking, que conta com 86 nações, Portugal surgia na nona posição.
A atualização desta terça-feira vê a equipa lusa passar a liderar a tabela com uma pontuação de 617.31. Israel surge no segundo lugar, com 599.79, e o Brasil fecha o pódio com 598.87.
Esta terça-feira é também histórica para Singapura, Indonésia e Estados Unidos. As três seleções entraram pela primeira vez no top 10 mundial. Singapura saltou para o sexto posto, com uma pontuação de 563.57, ao passo que a Indonésia é oitava, com 557.36, e os Estados Unidos logo atrás, em nono lugar, com 555.21.
🚨 ALERT ALERT 🚨
After a lot of #FeNS action this week, we’ve got a new ranking for you 🤩@FPFeFootball 🇵🇹 moves from 9⃣ ➡️ 1⃣@FASingapore 🇸🇬 @PSSI 🇮🇩 & @ussoccer 🇺🇸 crack the top 🔟
Check out the full ranking on https://t.co/72naFSSgtE pic.twitter.com/qsb000GIKA
— FIFAe (@FIFAe) May 24, 2022
Portugal volta à ação em junho
A seleção portuguesa volta a entrar em campo no próximo mês de junho. Os play-offs da FIFAe Nations Series jogam-se de 16 a 19 do referido mês e a seleção das quinas vai tentar repetir a presença no FIFAe Nations Cup.
Ao longo dos play-ins, Portugal esteve sempre entre os candidatos ao apuramento para os play-offs. A equipa lusa chegou a vencer uma das quatro jornadas, mas acabou por ver o apuramento fugir na derradeira semana por uma ligeira diferença no ranking de consistência.
Ainda assim, a seleção liderada por Francisco “Quinzas” Cruz e Armando “armandogvale” Vale teve uma última oportunidade de carimbar o apuramento através da Main Stage, o qualificador geral para apurar as últimas vagas nos play-offs. Portugal esteve à altura do momento e confirmou o estatuto de uma das melhores seleções mundiais ao assegurar o apuramento de forma invicta.