Com os desenvolvimentos em torno da pandemia do COVID-19 a afetar cada vez mais a realização de eventos presenciais, a Valve e a Epic Games pronunciaram-se sobre dois dos maiores eventos mundiais dos Esports.
A Epic Games, produtora do Fortnite, forneceu durante a tarde de ontem uma atualização sobre os seus planos para o calendário competitivo do jogo, informando que até ao final de 2020, todos os torneios serão disputados online, significando devido a essas limitações que o campeonato do mundo de Fortnite não será realizado, competição que em 2019 contou com $30,000,000.

Os dois maiores eventos de Esports com prémios acima dos $30,000,000 só deverão ser realizados em 2021. (Foto por Dennis Schneidler/Reuters)
A empresa espera ver o maior evento do seu circuito regressar em 2021, apostando entretanto nas Cash Cups de forma regular e continuando a trabalhar com terceiros para a realização de mais eventos, tendo os mesmos obrigatoriamente de ser online.
Mais tarde no próprio dia, foi a vez da Valve se pronunciar sobre a 10ª edição do The International que iria ocorrer nos dias 18 a 23 de Agosto em Estocolmo, Suécia. Tendo em conta a emergência global de saúde em torno do COVID-19, a decisão passou por adiar o seu torneio que no ano passado teve $34,330,068 em prémios, o maior valor registado na história dos Esports.
Na publicação original é ainda referido que várias datas têm sido estudadas para a realização do evento mas que o próprio só deverá acontecer mesmo em 2021, não havendo confiança para comunicar datas fixas num futuro próximo. 25% das vendas do Battle Pass irão reverter para a prizepool da competição, sendo o mesmo lançado em data próxima ao The International 10.