A Microsoft ofereceu hoje 250.000 dólares de recompensa por informações que possam levar à detenção e condenação dos autores do vírus Mydoom, que desde segunda-feira invade caixas de correio electrónico em todo o mundo.
Este vírus informático é considerado um ataque criminoso, sendo sua intenção “incomodar os utilizadores de computadores e impedi-los de aceder a anti-vírus e outros sites que os podiam ajudar”.
O prémio é o terceiro de um programa de 5 milhões de dólares anunciado pela Microsoft no princípio de Novembro para ajudar as autoridades a apanhar os responsáveis por infecções da Internet que tenham como alvo clientes da Microsoft.
O Mydoom.B, variante do vírus Mydoom, estava na quinta-feira à tarde a propagar-se menos rapidamente do que o previsto, quando 40 por cento do correio electrónico estava infectado pela versão original.
Sabe-se que mais de 40 por cento do actual tráfego na Internet consiste neste momento em correios electrónicos infectados pelo primeiro vírus Mydoom. Este, também conhecido por Novarg, é considerado mais potente que o vírus Sobig.F, que perturbou fortemente milhões de computadores em Agosto de 2003.