A ESL anunciou na semana passado o banimento de três treinadores, Aleksandr "MechanoGun" Bogatiryev, Nicolai "HUNDEN" Petersen e Ricardo "dead" Sinigaglia, depois de terem utilizado um bug que dava aos treinadores uma visão geral do mapa.
Após estes casos terem vindo a público e terem sido banidos, vários treinadores já admitiram ter utilizado este bug como é o caso de Aset "Sollar" Sembiyev, Faruk "pita" Pita, Allan "Rejin" Petersen, Ivan "F_1N" Kochugov, entre vários outros.

HUNDEN foi um dos treinadores banidos até ao momento (Foto por HLTV.org)
Durante a tarde de hoje, o conceituado jornalista Jarek "DeKay" Lewis lançou no portal DBLTAP um report onde revela que foram descobertos no minímo mais 15 treinadores que utilizaram este exploit do jogo e é esperado que com o desenvolvimento das investigações por parte da Esports Integrity Coalition (ESIC) este número venha a aumentar ainda mais.
Até ao momento, e apesar de vários treinadores já terem admitido o uso deste "viewer-bug", apenas MechanoGun, HUDEN e dead foram banidos. No dia de ontem, a Valve informou que não irá agir individualmente contra nenhum treinador até ter mais informações do seu lado.
Até ao momento não se sabe quem são os 15 treinadores em questão, sendo que toda esta informação deverá ser tornada pública brevemente.