Esta tarde, a Riot realizou uma transmissão com vários developers de VALORANT a revelar detalhes sobre o que podemos esperar no Episode 02: FORMATION.
Começando com Jon “EvrMoar” Walker, designer, e Ian “Brighteyz” Fielding, produtor (ambos da equipa competitiva), revelou-se imediatamente que está planeada uma tabela competitiva dentro do jogo planeada para sair já amanhã, única para cada região. Simultaneamente, vai haver uma tabela online, ambas vão ser atualizadas em direto
A tabela vai conter apenas os jogadores acima do rank Immortal, considerados 1% de todos os jogadores de VALORANT. A partir desse ponto, os jogadores apenas podem fazer queue em solo ou duo. O Radiant vai mudar, transformando-se num rank destinado aos 500 melhores jogadores de uma região.
As setas de progressão estão de saída. No seu lugar, entra um sistema de 0 a 100 pontos por rank. Cada jogo dá entre 0 a 50 pontos e ao chegar a 100 passa-se para o próximo rank (100 pontos a Silver 1 coloca-te em Silver 2). Começa-se com, pelo menos 10 pontos. Para descer de rank, é preciso perder um jogo com os pontos já reduzidos a 0. O MMR vai levar um reset total e o rank de Immortal passa a ser um só.
Passámos para mapa e design geral, contando com Joseph Ziegler, Game Director, e Sal Garozzo, Game Designer conhecido por criar o Cache no CS:GO. Joseph revelou que não é improvável aparecer um mapa no VALORANT antes do final de 2021. Revelou-se ainda que vai ser dado tempo ao Icebox para “maturar”, com mais mapas por chegar no futuro.
O Split tem mudanças a chegar daqui a um mês ou dois, segundo Sal Garozzo, para favorecer os Atacantes e simplificar algumas zonas. Vêm também aí mudanças para a Classic, sobretudo ao clique direito – menos accuracy e, quanto mais o disparo for usado, menos preciso é. Há também mudanças para resolver os problemas do run and gun com a Phantom e a Vandal.
John Goscicki, Character Producer, e Max Grossman, Character Lead, entraram na transmissão a seguir. Deram algumas dicas sobre o novo agente, Yoru. John aconselhou aos jogadores para não usar sempre a habilidade de teletransporte. Acrescentaram ainda que agentes como Cypher, Sova e Skye deverão ser os Agentes que funcionam melhor.
Também disseram que, a nível de Agentes com sinergia, alguns que causarem "caos" para o Yoru poder usar as suas habilidades furtivas serão úteis. No que toca a ser mais um agente com flashs, os developers afirmaram que é algo a que vão estar atentos e existem ideias caso o feedback seja demasiado negativo.
Eles acrecentaram ainda que não há mais planos para Agentes Duelistas, pelo menos no futuro próximo, nem Agentes oriundos de um país já presente no jogo. Querem ainda, já que nem todos devem gostar de todos os agentes, com o plano da equipa a ser haver um Agente para todos no futuro.
Pretty Khanolkar e Sean Marino do conteúdo artístico do jogo anunciaram que há 3 séries de skins preparadas para o próximo Battle Pass: Aerosol, inspirado em arte urbana; Outpost, uma linha industrial misturada com ficção científica; Infinity, inspirada em cromos e que vai contar com variantes. Uma Infinity Classic está no Battle Pass, a nível 50.
Sean Marino terminou a dizer que, no que toca a skins para Agentes, não há nada planeado no futuro próximo. Sem data concreta “mas não esperem nada em breve.”
Passando a palavra a Kasra Jafroodi, Esports Strategy Lead, para terminar a transmissão, foram anunciados planos e detalhes do VALORANT Champions Tour.
Uma das primeiras coisas reveladas foram as datas do primeiro VALORANT Challengers. As equipas brasileiras começam cedo, com qualificadores agendados a partir do dia 30 de janeiro. Na Europa, vão haver oportunidades de competir a partir de 11 de fevereiro. A América do Norte terá de esperar até 3 de fevereiro e a Ásia Sudeste até dia 5. Abaixo, as datas na sua íntegra.
Mark your calendars! Here’s the #VALORANTChallengers Stage 01 start schedule🌎 pic.twitter.com/ji2s8QoYIU
— VALORANT Champions Tour (@ValorantEsports) January 11, 2021
No que toca a eventos LAN, Kasra definiu que os Masters não vão ser jogados presencialmente mas vai tudo ser estudado para permitir uma final LAN no VALORANT Champions Tour. Revelou ainda que vai ser incorporada uma HUD nova para o Champions Tour, aproveitando o feedback retirado do First Strike.
Foi ainda revelado que o objetivo do VALORANT Champions é, logicamente, ser o maior evento de sempre do jogo. Está já a ser estudado em várias vertentes para ser um torneio LAN seguro e um verdadeiro “espetáculo de VALORANT”. Kasra adiantou ainda que a equipa de esports do jogo está a estudar o design do troféu para o fazer algo icónico.