Portugal teve um dia em cheio no primeiro dia do VCT Stage 1 Challengers 1 Qualifier #1, passando para o dia de amanhã três equipas.

A primeira ronda contava com 11 equipas inteiramente ou com representação portuguesa. Entre equipas inteiramente portuguesas em organizações nacionais, equipas portuguesas em organizações espanholas, mix teams portuguesas ou com membros lusitanos, houve espaço para todos.

Os Whynot ficaram de fora no início, perdendo para os Reply Totem. Uma mix chamada W+MOUSE1, que contava com Tomás "Dante" Pereira, calhou contra os Raise Your Edge na primeira ronda e ficou também de fora. Os SHURIKEN, outra equipa portuguesa, ficaram também de fora, assim como "sw1ze" e os seus Sniper Monkey.


Equipa de KillDreaM inicia o qualificador com o pé direito.

Os S2V ganharam aos VICE na primeira ronda, enquanto que os Warriors apanharam uma bracket com nomes menos conhecidos, passando à frente dos Washed e NoEffort. Os EGN, apesar de começarem bem contra os Rhein-Neckar, não conseguiram superar os Rix.GG. À semelhança destes, os Rocket ganharam o jogo inicial contra os Sinful mas os KillGoFrenzy, ganharam à equipa portuguesa.

Na segunda ronda, os S2V superaram os Dfuse numa vitória surpreendente para continuar para a terceira ronda, vencendo ainda aos Flash and Dash.A equipa portuguesa esperou cerca de 2 horas pelo seu jogo final contra os NeedMoreMeow, contra quem também venceram.

Os Ambitious começaram apenas aqui, caindo na segunda ronda ao perder contra os Monkey Business. Os Souldazz estiveram também presentes, ganhando aos naigi e Kaio e jogando contra os Giant no último confronto do dia.


rlz e companhia também encontraram o caminho para o segundo dia do qualificador.
 

Os Warriors enfrentaram os Vanity no último jogo, que ganharam, preparando-se para um confronto amanhã contra os renovados Movistar Riders. A FTW conquistou também vitórias contra Batcave, Les Braqueurs e Pingu Gang, estando já na próxima fase da competição contra os unsigned.

Os Souldazz acabaram por não ultrapassar os Giants num apertado 13-11. No que toca a equipas europeias, os Heretics foram a surpresa deste torneio, ao perder para os Entropia na terceira ronda de jogos. Os G2 e FPX, como seria de esperar passagem, estes últimos depois de derrotar os L’institut. Os Rix.GG vão enfrentar os G2 amanhã, enquanto que os RYE também estão no dia de amanhã, abrindo contra os FPX.

Os espanhóis da 19esports estão também na próxima ronda de jogos depois de vencer os HSDIRR no jogo final. Amanhã, caso ganhem, arriscam um debate contra os NIP para decidir a equipa classificada. Equipas como os Fnatic, Alliance, Liquid, Vitality e Guild também jogam amanhã.