Naquele que foi o último jogo da fase de grupos, a eXploit venceu a N2E por 2-1 – 12-16 em Nuke, 19-17 em Inferno e 16-5 em Dust2. Com isto, a primeira avançou para o play-in da Master League Portugal, enquanto a segunda terá de ir até à fase shoot-out da competição.

O primeiro mapa da série foi Nuke, escolha da N2E. Na primeira vez que vimos esta equipa a jogar este mapa na MLP, surpreenderam a OFFSET com um bom plano tático, mas desta feita tiveram mais dificuldades em encontrar falhas na defesa da eXploit, que arrancaria a partida com um dominante 6-1.

Na realidade, no entanto, João "watsoN" Freitas e companhia não se deixaram intimidar, com o capitão a inspirar os seus homens com um clutch 1vs3. Daí só houve N2E no servidor – eXploit ainda venceram uma pelo meio, mas um 2vs3 de Miguel "LucKyMaNN" Mota e Pedro "LogicZ" Pinto em eco ajudou a ditar a vantagem da sua equipa ao intervalo, 8-7.

Embora a eXploit tenha começado a segunda parte com uma pistol a seu favor, a N2E respondeu com um force e um ninja defuse. A partir desse momento, parecia que o mapa poderia tender para qualquer lado, mas a verdade é que foi a equipa de watsoN que se conseguiu mostrar superior no sprint final, fechando o mapa à 28ª ronda, 16-12.


watsoN e companhia não tiveram medo de uma desvantagem de 7-13 em Inferno, mas acabaram por ceder o mapa em OT

Em Inferno, a eXploit de Francisco "obj" Ramos voltou a abrir da melhor maneira – no lado atacante, venceu cinco consecutivas naquela que era a sua map pick. A N2E ainda tentou empatar a partida, mas a equipa adversária manteve-se sempre por cima até ao intervalo, 9-6.

Na segunda parte, a N2E venceu a sua primeira pistol da série, mas de pouco lhe serviu – um force bem-sucedido e jogadas como uma quadra de João "PLAT" Ferreira ou um 1vs2 de Renato "renatoohaxx" Gonçalves deram força à eXploit, que eventualmente atingiu a marca do 13-7.

Mais uma vez, ainda assim, a N2E mostrou todo o seu ímpeto numa aparente reviravolta daí em diante. De uma desvantagem de seis rondas e com a ajuda de Miguel "Didjey" Rodrigues e do jovem LogicZ a liderarem a tabela, a equipa perdeu apenas mais duas para levar o mapa a overtime, mas a eXploit mostrou a sua resiliência e levou a série para terceiro mapa com um 19-17.


Apesar de ceder o primeiro mapa, a equipa de obj foi superior na série

Em Dust2, pelo terceiro mapa consecutivo, a eXploit pôs o pé no acelerador desde o primeiro momento, mas desta feita conseguiria mesmo permanecer na liderança sem que a N2E a parasse.

O score estava nos 9-0 quando a N2E conseguiu pôr finalmente a sua primeira no placar. No entanto, essa ronda não foi de todo suficiente para abrandar a cavalaria de vermelho, que vingou a derrota no primeiro mapa com um pujante 16-5.

Podes acompanhar toda a ação da sétima temporada de Master League Portugal através da nossa página de cobertura.