Está a pensar fazer o upgrade para o Nvidia SLI (Scalable Link Interface) ?
Aqui fica uma “amostra” do que pode esperar do SLI
Introdução NVIDIA SLI
Mas afinal o que é o SLI ? Basicamente é usar duas placas gráficas PCI-Express lado a lado e a funcionarem como uma só, ou seja, para o power gamer terá o dobro da “performance”.
Se procura rapidez, então não vale a pena ler o resto… Se quiser qualidade de imagem, onde pode puxar os gráficos ao máximo, então o SLI é a resposta.
Logicamente que um upgrade para o SLI tem de ser muito bem pensada. Primeiro, terá de usar somente placas Nvidia, pelo menos por agora. Uma nova motherboard também tem de ser adquirida e acima de tudo temos de nos capacitar que não poderemos mudar de placa no futuro próximo (só se tiver muito dinheiro )
A Motherboard
A Nvidia SLI requer uma motherboard com duas slots PCI-Express com a capacidade de receber duas placas gráficas SLI. No nosso caso iremos usar uma ASUS A8N-SLI, mais tarde outros fabricantes também irão entrar neste campo.
Como podem verificar, a A8N-SLI deixa um bom espaço entre as PCI-e, permitindo que o ar passe sem problemas. Também tem um pequeno cartão que realmente é um socket PCIE . Este cartão, permite “transmitir” se o sistema está a usar 2 PCI-e ou somente uma.
Nas últimas 3 fotos, pode-se ver o conector SLI que fica em cima das duas placas gráficas. Este conexão permite uma taxa de transferência de 10GB/Seg e permite que as placas fiquem “sincronizadas”
As placas gráficas
Fique descansado que o SLI ´da Nvidia é o sistema no mercado, a ATI irá lançar um sistema idêntico mas só para o ano.
Mas nem todas as placas Nvidia permitem o SLI, até agora só as GeForce 6800 Ultra, GeForce 6800 GT e a GeForce 6600 GT entram neste clube.
Ah e outra coisa, podem começar a juntar muito dinheiro. Neste momento, cada 6800 Ultra ronda os 600 euros.
Mais info aqui.