De acordo com um relatório lançado pelo The Esports Observer na quarta-feira, o famoso FPS da Valve foi o título que distribuiu mais dinheiro em prémios ao longo da primeira metade do ano, com cerca de 8 milhões de dólares (aproximadamente 6,76 milhões de euros).
Em último aparece Valorant, com 2,75 milhões de dólares, e ao longo do top 10 deste relatório surgem títulos como PUBG (em segundo lugar, com 7,8 milhões de dólares), Fortnite (em terceiro, com 6,12 milhões), DOTA 2 (em quinto, com 5,42 milhões) ou Rainbow Six Siege (em sexto, com 3,63 milhões).
Segundo o The Esports Observer, “CS:GO e Fornite são exceções à norma” no que diz respeito a prize pools em esports. No caso do jogo da Valve, pode ler-se que este tem “possivelmente o ecossistema de torneios mais robusto dada a falta de controlo [nas diferentes competições] por parte da” produtora.
The Top 10 games by prize money in the first half of 2021
Any surprises?
💰: https://t.co/QxEtfzw21q pic.twitter.com/XV4xpxmopM
— The Esports Observer (@esportsobserved) August 4, 2021
“Há mais terceiros ativos a suportar as prize pools no CS:GO do que em qualquer outro esport de escalão alto”, diz o jornal: “enquanto a maioria dos esports tem visto um aumento de prémios em comparação com 2020 até à data, o CS:GO está a caminho de igualar o seu total de 2020”.
A ausência de League of Legends é de destacar, mas há uma razão para isso: “a maioria dos seus prémios estão nos seus eventos mundiais”. Como é um sistema de franchise, há uma redução do “número total de torneios internacionais”, mas é expectável que faça parte do top 10 no final do ano.
No caso do DOTA 2, é também expectável que este tenha uma forte subida até ao final do ano. Afinal, o famoso The International está marcado para outubro e conta com uma prize pool de 40 milhões de dólares.
De referir, na lista publicada na quarta-feira surgem também PUBG Mobile (em quarto, com 5,97 milhões), Arena of Valor (em sétimo, com 3,3 milhões), Rocket League (em oitavo, com 3,01 milhões) e COD: Black Ops Cold War (em nono, com 2,78 milhões).