A Twitch, plataforma de streaming que pertence à Amazon, sofreu, alegadamente, um vazamento de dados. Entre os quais estão, supostamente, valores dos rendimentos dos maiores streamers da plataforma.

Cerca de 125 GB de dados foram disponibilizados online, no 4Chan, onde o utilizador alega que são da Twitch. Apesar de ainda não ter sido reconhecida a autencidade dos mesmos, a Video Games Chronicle afirma que os ficheiros são verdadeiros – de acordo com uma fonte anónima da empresa.

Este grande pacote de dados contém ainda código relativo à plataforma, os pagamentos aos criadores desde 2019, SDKs, um projeto para competir com a Steam – chamado de Vapor – e até algumas passwords encriptadas.

Para evitar problemas no futuro, o utilizador do Twitter, Sinoc, aconselha a, que quem tenha uma conta na plataforma, mudar a password. A Twitch também possibilita iniciar sessão através de duplo fator.

Na área dos pagamentos, a longa lista reune valores de mais de 10 mil criadores da plataforma e aparecem alguns portugueses, como ZorlaK, Impakt, Tiagovski e Movemind. Os, alegados, valores desta lista são apresentados como "Gross Earnings", ou seja, são valores pré-impostos. Estes rendimentos são relativos aos serviços da plataforma (subscrições, etc.) e é compreendido ao período de 2019 a 2021.

 NOTA EDITORIAL: A notícia original fazia referência aos valores apresentados pelo leak, mas decidimos remover esse pormenor para proteger a privacidade dos envolvidos.

(Header: Tiagovski)