O FIFA eClub World Cup regressou esta semana para o arranque da edição de 2022. A prova mantém o mesmo formato do que na temporada passada, apenas com a única diferença a prender-se com o facto de que os dois encontros de cada eliminatória são agora disputados em 2v2 e não em 1v1. A primeira semana da competição arrancou na quinta-feira e terminou esta sexta-feira, com várias equipas portuguesas em ação na zona West & South Europe.

Na Divisão 1, o Sporting CP foi o único clube português ativo. Inserido na Conferência 2, o conjunto leonino sofreu derrotas diante do LOSC Lille (2-3) e do Feyenoord (0-4). Por isso, os leões não conseguiram evitar a descida de divisão nesta primeira semana e vão jogar na Divisão 2 na segunda semana da prova, onde procurarão voltar ao primeiro escalão.

Ainda na Divisão 1, Leandro "LJR_Peixoto" Peixoto ajudou a Atlantide Wave a garantir a manutenção na principal divisão para a próxima semana. Também Diogo "tuga810" Pombo ajudou a Movistar Riders a arrancar com o pé direito. A organização espanhola venceu a primeira semana de competição na Conferência 1 do primeiro escalão, com quatro vitórias em outros tantos jogos.

Na Divisão 2, a TSWarriorPlayer alinhou na Conferência 1 e conseguiu a manutenção para a próxima semana, graças a vitórias sobre FC Groningen eSports e Vegacy eSports. Na Conferência 2, a Betclic Apogee não evitou a descida à Divisão 3, mas o FC Famalicão conseguiu reagir à derrota na estreia com seis triunfos consecutivos para não só garantir a subida à Divisão 1, como a conquista da competição na primeira semana.

Não podendo haver descidas na Divisão 3, uma vez que é a última, há a registar a subida da EGN Esports, que venceu os quatro jogos que realizou na Conferência 1. Na mesma conferência, eFCPorto Soccersoul e 22 Esports não conseguiram a subida, assim como a Team BDS, de Diogo "DPeixoto7" Peixoto. Na Conferência 2, CD Tondela e DIOGO JOTA Esports não conseguiram a subida.

Numa outra região, a North Europe, o português Diogo "DiogoMendess7" Mendes, em representação da fnatic, terminou no segundo lugar a primeira semana de competição na Divisão 1.

A qualificação online do FIFA eClub World Cup tem a duração de quatro semanas, sendo cada uma delas abordada como um torneio individual. Desta forma, mediante os resultados obtidos, as equipas podem subir e descer divisões a cada semana, à medida que amealham pontos que mais tarde vão definir quem segue para a fase final da competição. As maiores divisões são aquelas que também têm mais pontos para dar.

Podes conferir aqui os resultados e respetivas classificações da primeira semana da prova.