A versão quase completa do próximo sistema operacional será concebida inicialmente para programadores profissionais.
Embora publicamente a Microsoft tenha anunciado uma versão quase completa do Longhorn para o final do ano, internamente dá-se como certa que ela será lançada em meados de junho. Em declaração ao CNET.News,John Montgomery, director da divisão de desenvolvimento da Microsoft, confirmou os rumores.
“A Beta 1 será concebida inicialmente para programadores, mas espero que logo em seguida o pessoal de TI possa ver o que ela traz de novo”,disse Montgomery ao CNET.News.
O código do Longhorn tem mudado significativamente, desde que foi apresentado pela primeira vez, em 2003, de forma rústica, na Professional Developers Conference, conferência anual de desenvolvedores profissionais Windows.
De lá para cá três dos componentes chaves do Longhorn sofreram alterações: motor gráfico Avalon, uma tecnologia para comunicação entre aplicativos e dispositivos conhecida por Indigo, e um novo sistema de arquivos chamado WinFS.
Montgomery não quis revelar que ferramentas serão incluídas na Beta 1. Adiantou apenas que as atualizações adicionadas à versão têm a ver com o aperfeiçoamento de “características operacionais” que tornarão o Lognhorn mais confiável e fácil de usar. Mas, segundo o CNET.News, uma delas será provavelmente um novo método de reconhecimento de hardware.