O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, recorreu na última quarta-feira às redes sociais para solicitar a todos as entidades ligadas ao mundo dos esports que abandonem os mercados russo e bielorrusso. O pedido surge na sequência da invasão russa, com o apoio bielorrusso, ao território ucraniano.
Através do Twitter, Fedorov partilhou um comunicado oficial e identificou também as páginas oficiais da Xbox e da Playstation. No comunicado pode ler-se, a dada altura: "Apelo a que bloqueiem temporariamente todas as contas russas e bielorrussas, interrompam temporariamente as participações de equipas e jogadores russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais de esports e cancelem todos os eventos programados para os territórios russo e bielorrusso".
A terminar o comunicado, o minstro ucraniano mostra-se confiante de que estas ações podem ajudar a que a guerra chegue ao fim. "Estamos certos de que estas ações motivarão os cidadãos russos a lutar ativamente para terminar esta desastrosa agressão militar", conclui.
You are definitely aware of what is happening in Ukraine right now. Russia declare war not for Ukraine but for all civilized world. If you support human values, you should live the Russian market! pic.twitter.com/tnQr13BsSv
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 2, 2022