O sistema de identificação biométrica para handhelds e telemóveis será mostrado pela empresa japonesa Omron, durante o Security Show 2005, que será realizado em Tóquio, na semana que vem.
Os sistemas de identificação baseados na biometria estão a chegar de vez aos portáteis. Depois do leitor térmico de digitais do iPaq Pocket PC h5450, lançado pela HP, a japonesa Omron anuncia o Vison Face Recognition Sensor (VFRS), software de reconhecimento facial para handhelds e telemóveis.
”Os portáteis estão a transportar, cada vez mais, endereços, agendas de negócios e de pagamentos. O VFRS foi projectado para proteger esses documentos confidenciais, mesmo se os aparelhos forem perdidos ou roubados”, diz Masato Kawade, director do Laboratório de Tecnologia Sensitiva da Omron, em Kyoto.
Kawade, citado pelo CnetNews.com, explica que as imagens dos donos de telemóveis e handhelds, capturadas por câmeras digitais embutidas neles, são transformadas pelo VFRS em um código binário, com um algoritmo que monta a geometria das faces, em todos os seus aspectos.
”As informações processadas pelo programa são guardadas em um banco de dados e confrontadas depois com as de quem tenta usar os aparelhos. Se não houver coincidência, o acesso é negado. Em testes, o VFRS tem-se mostrado 99% eficiente”, acrescenta Kawade.
O software, compatível com as plataformas Symbian, Brew, Linux e Itron, será exibido na Security Show 2005, que acontecerá na semana que vem em Tóquio.
Imaginem-se mostrar as vossas faces a um sensor para o portátil poder ser acedido,o futuro está aí ….