O rumor não é novo, mas foi agora confirmado por uma das partes: a EA SPORTS e a FIFA vão mesmo seguir caminhos distintos ao fim de três décadas de parceria. O FIFA23 será a última edição do mais popular vídeojogo de futebol em que as duas entidades trabalham juntas, com a EA a avançar depois para um jogo a solo e com o nome de EA SPORTS FC.
Num comunicado oficial, a produtora do jogo confirmou a mudança a partir de julho de 2023. Antes, porém, a EA SPORTS promete "o FIFA mais expansivo de todos os tempos". "Estamos comprometidos em garantir que o próximo FIFA seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo do Campeonato do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente", pode ler-se.
Join The Club
Learn more July 2023#EASPORTSFCMore details: https://t.co/3fi6YPOH2G pic.twitter.com/75FLzjOapN
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) May 10, 2022
Apesar da mudança, a EA garante que os modos de jogo mais apreciados do público vão continuar disponíveis no EAFC, bem como o "licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipas, mais de 100 estádios e 30 ligas". Segundo a mesma fonte, isto inclui "parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, MLS e muito mais".
A produtora prometeu mais novidades sobre o EA SPORTS FC em julho de 2023. Por agora, vários clubes de futebol já fizeram alusão ao novo vídeojogo nas redes sociais.
Estamos no Clube.
Mais informações em Julho de 2023.#EASPORTSFC pic.twitter.com/TS7BuqpbPK
— SL Benfica (@SLBenfica) May 10, 2022