A NAVI é a grande vencedora da BLAST Premier Spring Final, em Lisboa, depois de bater a Vitality, por 2-0.
Mais do que a taça, esta vitória dá à NAVI um cheque de 200 mil dólares e a vaga na BLAST Premier World Final, a acontecer no final deste ano. Já a Vitality leva para casa um total de 80 mil dólares.
Para além da performance notável de nomes como Oleksandr “s1mple” Kostyliev ou Denis “electroNic” Sharipov ao longo do torneio, destaque para Viktor “sdy” Orudzhev, que, a atuar como stand-in, levantou pela primeira vez a taça de um grande evento de CS:GO.
NAVI nunca deixou Vitality sonhar com o decider Dust2
O pontapé-de-saída desta grande final foi dado em Mirage, escolha da NAVI, com Dan “apEX” Madesclaire a impedir um 2vs4 ao encontrar os dois últimos adversários – 1-0 para a Vitality na defesa. Num force, no entanto, s1mple era o único de AK-47 nas mãos e abriu a ronda seguinte com duas entries que levaram ao force bem-sucedido.
Com o astro ucraniano a atuar como uma das peças-chave, a NAVI continuou a cilindrar a defesa franco-dinamarquesa sem muitos problemas, de tal forma que chegou ao 9-1 sem resposta. Só a partir desse momento é que a Vitality começou a recuperar a desvantagem, com nomes como Emil “Magisk” Reif ou apEX a marcarem esse sprint final com multikills bem importantes.
A vencer por 10-5, a NAVI estendeu a liderança depois de Ilya “Perfecto” Zalutskiy assinar uma quadra incrível no B. A Vitality respondeu com um trio de rondas, em parte graças a Mathieu “ZywOo” Herbaut, mas já era tarde. Com Valerii “b1t” Vakhovskyi a ser uma das maiores forças na sequência final de quatro rondas, o clube ucraniano tomou a dianteira na série com um 16-8.
He was definitely ready 😅 pic.twitter.com/tYNsry6ATa
— NAVI vs VITALITY GRAND FINAL 💥 (@BLASTPremier) June 19, 2022
Seguiu-se Overpass, escolha da Vitality, que começou por vencer quatro consecutivas a atacar, o que dava boas indicações para o que viria a seguir. A NAVI, no entanto, estava mais do que inspirada para destruir os franco-dinamarqueses, com b1t a mostrar uma forma incrível (ao longo de toda a série, aliás) para ajudar a sua equipa a chegar a um dominante 11-4 – a última ronda não esteve longe da Vitality, mas sdy virou três oponentes de rajada.
Mesmo a jogar com stand-in e com um novo IGL – ambos assinaram momentos importantes ao longo da partida, note-se – a NAVI continuou a mostrar a forma avassaladora na segunda parte para rematar a final com um 16-5.
Podes recordar todos os resultados aqui e classificação final abaixo:
1º NAVI – $200,000 + vaga na BLAST Premier World Final
2º Vitality – $85,000
3-4º G2 – $40,000
3-4º OG – $40,000
5-6º ENCE – $20,000
5-6º FaZe – $20,000
7-8º BIG – $10,000
7-8º paiN – $10,000