A FNATIC venceu 3-0 sobre a FunPlus Phoenix na grande final do VCT Stage 2: EMEA Challengers deste domingo, tornando-se campeã da região e assegurando a primeira seed da região para o Masters Copenhagen.

A FNATIC alcançou a grande final na passada sexta-feira, depois de uma vitória 2-0 sobre a Guild. A FPX teve de atravessar a lower bracket no sábado, onde derrotaram a Guild por 3-0 para ter hoje a chance de defender o título de campeões da EMEA.

A grande final com a FNATIC a recuperar de uma desvantagem 4-0 no Split, escolha da FPX, para uma vantagem 8-5. Na segunda metade, a FPX não deixou que os seus adversários fugissem com a vantagem. A equipa acabou por forçar o prolongamento, onde um 1v1 de Nikita “Derke” Sirmitev deu à Fnatic o primeiro mapa por 15-13.

No Icebox, a FNATIC dominou por total os seus adversários e conseguiu uma vitória 13-5 com pouca história. O mapa final, Haven, foi semelhante ao Split: a FPX foi forçada a recuperar na segunda metade para levar o jogo a prolongamento, onde a FNATIC ganhou 15-13 para fechar a série e se tornar no segundo campeão do EMEA Challengers.

A vitória da FNATIC hoje assegura-lhes o seu primeiro título de sempre, e também a primeira seed da EMEA para o Masters Copenhagen. Como tal, a equipa irá passar diretamente para os playoffs e ignorar a fase de grupos.

O Masters Copenhagen joga-se de 10 a 24 de julho no Forum Copenhagen, em Frederiksberg, Dinamarca. Vai ser o primeiro evento internacional com público na história do VCT.

À hora da redação, as seguintes equipas estão qualificadas para o torneio:

FNATIC (EMEA #1) FunPlus Phoenix (EMEA #2) Guild (EMEA #3)
OpTic Gaming (NA) XSET (NA) Brasil (LOUD/NIP)
Paper Rex (APAC #1) XERXIA (APAC #2) DRX (KR)
NORTHEPTION (JP) LATAM (KRÜ/Leviatán) LATAM/BR LCQ