Após dado a conhecer o ponto de vista da organização, é agora tempo para fazer o resumo daquilo que foi a competição Portuguesa em si, e aquilo que a ela está adjacente.
Vamos então ver o que foi a Electronic Sports World Cup IBERIA 2005 – Portugal, 3 dias (37 horas), alegrias, tristezas e muitas outras emoções, em apenas 306 linhas..

Sexta, 10 de Junho de 2005

O arranque

A importância e a ansiedade que esta competição provoca em quem nela participa começou a notar-se logo pela manhã, quando, e de forma bastante surpreendente, muitas das equipas já se concentravam às portas do recinto mesmo ainda faltando um tempo considerável para a hora marcada do check-in. Confirmações de presença feitas, e após algum tempo de espera para ultimar certos assuntos, lá se procedeu ao sorteio dos grupos. Com a presença dos responsáveis de cada equipa na sala, após uma pequena conversa de briefing e o esclarecimento de algumas dúvidas com o administrador responsável pela competição de Counter-Strike, distro, procedeu-se ao sorteio tão esperado. Sabidos os grupos, ficamos logo a saber que as duas equipas nas quais se concentravam as maiores atenções (por vários motivos) iam jogar logo no primeiro dia. As comemorações do dia 10 de Junho forçaram a organização a ter de alterar o programa, fazendo assim com que não se pudesse realizar os bootcamps.

1ª fase de Grupos

Começava aqui a verdadeira competição para o lugar tão desejado. À partida, no Grupo 1, as coisas já estavam decididas, o que se veio a confirmar com o desenrolar dos jogos, ficando apenas o registo da surpresa que teve lugar no jogo entre Royal Flush e a caricata equipa do sul fumosteam, em que esta última entrou de forma agressiva no jogo, de modo a tentar surpreender uma das equipas favoritas ao primeiro lugar no pódio. Olhando para o Grupo 2 deparamo-nos com a primeira surpresa, que ocorreu na segunda ronda, no jogo entre k1ck e iURD, no qual estes últimos venceram a equipa que mais tarde viria a conseguir passar de grupo após vencer os primeiros classificados KKnD. No que toca ao Grupo 3, tivemos uma grande luta pelos dois lugares que davam passagem à fase seguinte, daí os resultados apertados que se obteve. Três equipas acabaram com o mesmo número de pontos (6), forçando assim a que a passagem tivesse de ser decidida por Goal Average, fazendo com que os defs ficassem para trás logo na primeira fase. Quanto ao último grupo do dia, o Grupo 4, fez com que aqueles que já estavam com sono, e pensavam que tudo à partida estava decidido neste grupo acordassem e permanecessem no recinto até ao final. Primeiro jogo, primeiros registos, tão surpreendentes quanto “barulhentos”. Isto deve-se à vitória dos exile sobre os tão bem conhecidos exotic. Foi desde esta altura que se começou a notar o espírito de união e a raça com que a equipa vimaranense enfrentava esta competição. No último jogo do grupo, que opunha esta última equipa e os gHk previa-se uma grande partida, pois ela ia decidir quem iria passar de grupo, mas cedo os exotic mostraram o seu favoritismo levando a vitória.

*curiosidade*

Foi também na noite de sexta-feira que a comitiva espanhola chegou ao Multiusos de Guimarães. Os “FRAGpaparazzi” conseguiram obter uma foto tão inesperada quanto inédita! Quem não se lembra das rivalidades pré-ESWC entre exotic e Royal Flush? Pois é, quando ninguém esperava, eis que os líderes das duas equipas, exotic-granjola e RF-JuDiCe se encontram numa conversa privada aos olhos de todos (como comprova a imagem). A conclusão que de lá saiu? Essa só os mesmos saberão com certeza, fica a dúvida..

Sábado, 11 de Junho de 2005

1ª fase de grupos (continuação)

No primeiro grupo da manhã não há muita coisa a salientar, mais uma vez três equipas acabaram com o mesmo número de pontos, tendo então que se decidir as passagens por diferenças de rondas. MiP dominam, mas ao perderem com symbol dão também o passaporte do Grupo 5 para a fase seguinte ao clan barcelense. No Grupo 6 o que ao início parecia certo confirmou-se, com a passagem em primeiro lugar dos clanKapitol e seguidos destes, os eNkor, que mesmo assim, no jogo entre os dois, deram que fazer aos primeiros classificados. O Grupo 7 ficou marcado pela luta até ao último round pelo segundo lugar. Tendo os false-fiction arrecadado o primeiro lugar, e deixando a decisão do segundo mais uma vez para a Goal Average, que ditou a eliminação do TheTitans da prova. Chegamos então, finalmente, ao último grupo desta 1ª fase, o Grupo 8, que era o único constituído por 5 equipas. Neste grupo os osmotic levaram a melhor após decidirem essa posição num jogo demorado e contagiante contra excello, que apenas ao segundo overtime acabou, favorecendo a equipa que mais tarde viria a ficar em primeiro lugar do grupo. Os mauZ ainda tentaram combater pelo segundo lugar, mas na última ronda contra excello deitaram tudo a perder deixando de poder lutar pela classificação tão desejada. E assim acabou a 1ª fase de grupos da ESWC 2005 Portugal..

2ª Fase de grupos

Começava a noite, e começavam também os grandes encontros, na parte em que a competição já era mesmo a doer! O Grupo A facilmente se decidiu, pois nele estavam as duas equipas que no dia seguinte viriam a disputar a final do evento, Royal Flush e False Fiction. Analisando o Grupo B deparamo-nos com a maior surpresa do torneio: exotic não passam a fase de grupos! Tudo estava bem encaminhado para eles até que encontram uns eNkor endiabrados, que derrotam a equipa vimaranense por uns surpreendentes 16-1, que deixaram toda assistência boquiaberta perante tal situação, que impediu a passagem de um dos favoritos. Mais uma vez a diferença de rondas decidiu quem jogava e quem ficava a ver. Ficava então assim pelo caminho uma das equipas que mais se fez notar, com uma enorme união e força de vontade em prosseguir, ninguém conseguia passar pelo recinto sem sentir a presença destes quando estavam em jogo. Renhido é o adjectivo que melhor classifica o Grupo C. Apesar de não haver igualdade pontual no final dos jogos, todos os jogos foram jogados taco-a-taco até ao fim, nenhuma das equipas estava disposta a ceder um único round que fosse. No final, as equipas mais felizes foram os proD e os fumosteam. E aqui temos mais uma enorme surpresa, clanKapitol também não se qualificam. Isto deveu-se ao jogo que os mesmos perderam contra uns excello que mostraram uma enorme união, comunicação e empenho para conseguirem passar um grupo que à partida se previa difícil. Os k1ck tiveram uma bela prestação no grupo, passando em primeiro, perdendo apenas contra cK. Contestada por uns, apoiada por outros, a Goal Average lá decidiu mais uma vez que as equipas a saírem sorridentes deste grupo seriam os k1ck e os excello.
Dormir, descansar e recarregar baterias, o dia seguinte iria trazer muitos jogos e muitas emoções!

Domingo, 12 de Junho de 2005

Single Elimination

Chegamos então à fase em que não há nenhuma oportunidade para errar. Todo e qualquer round nesta fase da competição é precioso.

Royal Flush [16:11] KKnD: com o fim da primeira parte deste jogo, já algumas dúvidas surgiam. Depois de uns esclarecedores 10-5 a favorecer os KKnD, o jogo parecia encaminhado para mais uma surpresa! Mas não! Quanto tinham tudo na mão, deram asas a que os Royal Flush mostrassem que são uma equipa com jogadores possuidores de experiência e “cabeça” para estas situações, conseguindo recuperar o jogo revertendo o resultado a seu favor, passando assim à fase seguinte.

k1ck [16:06] fumosteam: neste jogo os k1ck deixaram bem claro que a single elimination é uma zona para “não fumadores”. Os fumosteam não conseguiram estar à altura neste jogo, ficando assim pelo caminho na competição, mas não perdendo toda a alegria que contagiava todo o espaço.

eNkor [06:16] False Fiction: previa-se um grande jogo aqui entre uma equipa que não teve grandes dificuldades para se qualificar, e do outro lado a formação que ainda tinha na memória bem fresca a vitória sobre um dos favoritos ao primeiro lugar. Com o decorrer do jogo, vimos que os FX2 se apresentavam mais fortes, e com mais empenho para levar a melhor neste jogo, não deixando muita hipótese para os eNkor responderem.

proD [16:13] excello: aqui temos o jogo mais apertado e caricato desta primeira ronda da single elimination. Na primeira parte os proD mostraram conseguir aproveitar melhor os erros dos adversários, mas os excello apresentaram-se muito fortes e com esperança na segunda parte do jogo, conseguindo até levar o jogo para uns 16-13 para os proD, rondas após de algo inesperado ter acontecido. excello conseguem vencer uma situação de um para dois mas perdem o round posteriormente de forma desagradável, forçando-os num eco que perderam. Mais uma vez um final feliz para os proD, que mereceram a qualificação.

Das meias-finais não há nada a destacar, as equipas mais fortes impuseram o seu jogo, arrecadando a vitória facilmente. A grande final:

Royal Flush [16:03] FX2: para um jogo que iria decidir qual a equipa que representaria o nosso país na final mundial a realizar em Paris, sinceramente, esperava-se mais. Mas com tantas surpresas no decorrer da competição, e tantos desempates por rondas, assim acabou por ser a final. Penso que nada mais esclarecedor do que o próprio resultado, para mostrar a forma como se desenrolou o jogo da final da ESWC 2005 Portugal. Os Royal Flush mostraram-se claramente superiores nesta competição, e merecedores do lugar que conseguiram.

Assim acabou mais uma edição da ESWC PORTUGAL, desta vez com uma competição mais interessante, e cheia de surpresas, como de resto tem vindo a ser a evolução do Counter-Strike em Portugal! Sendo assim, só me resta dar umas pequenas atribuições da praxe:

Equipa surpresa: False-Fiction
Equipa desilusão: exotic
Equipa animação: fumosteam (PAH!)
Most Valuable Team: Fraglíder admins
MVP: RF-GrIng0-
Melhor Jogo: osmotic vs excello

See You in France!


Links:
Demos
Fotos
ESWC Coverage