Os qualificadores online têm a fama de causar estragos e ser o inferno para as principais equipas que por eles têm que passar. Os dois qualificadores europeus de acesso ao torneio RMR já realizados mantiveram a toada, com dificuldades acrescidas para emblemas bem conhecidos e que correm o risco de ficar de fora.
Ao fim de dois qualificadores, o principal nome que salta à vista entre os que ainda não se apuraram para o torneio RMR é o da Astralis. Os dinamarqueses estiveram perto no primeiro qualificador, mas acabaram derrotados na sétima ronda pela Aurora Gaming, que veio a conseguir garantir a vaga no certame. À segunda tentativa, a caminhada dos nórdicos terminou mais cedo, na quinta eliminatória, com uma derrota surpreendente frente à Neon Gaming.
A equipa de Lukas “gla1ve” Rossander não é a única da Dinamarca que tem tido dificuldades. A Copenhagen Flames, que tem um novo lineup para a segunda metade de 2022, também ainda não conseguiu apurar-se para o RMR europeu. Depois de um 5-8.º lugar no PGL Major Antwerp 2022, os dinamarqueses correm o risco de não estar no Rio de Janeiro. No primeiro qualificador, os Flames perderam na sexta ronda frente à Falcons e na segunda tentativa ficaram pela quinta eliminatória, após um desaire incontestável perante a Finest.
Da Dinamarca passamos a Espanha e à Movistar Riders, que também tem tido dificuldades em passar pelo qualificador aberto. Na primeira tentativa, os espanhóis ficaram logo pela quarta ronda, após um desaire aos pés da Infinite Gaming. No segundo qualificador, os jinetes acabaram novamente eliminados de forma precoce, na quinta eliminatória, pela LDLC.
O cenário francês está também em alerta e atento à HEET, que vai tentar novamente traçar o caminho para o Rio de Janeiro já esta segunda-feira. Os gauleses tiveram derrotas contra a Ambush e a GRGECHI na quinta ronda de ambos os qualificadores.
A lista continua e ainda é bem longa. Equipas como Eternal Fire, Endpoint CeX, Apeks, Entropiq ou SINNERS também ainda procuram o acesso ao RMR europeu. O terceiro qualificador arranca esta segunda-feira e os resultados das equipas portuguesas podem ser acompanhados aqui.