Bill Gates e Steve Ballmer estão a convidar os seus 60 mil funcionários para um encontro onde champanhe não vai faltar, em Seattle, berço da Microsoft. Motivo: a gigante empresa de software comemora 30 anos de vida!

Em 23 de setembro de 1975, Bill Gates e Paul Allen, que moravam em Seattle, nos Estados Unidos, uniam os seus conhecimentos para lançar uma versão da linguagem Basic para o computador Altair. A célebre parceria marca o nascimento da Microsoft, embora o nome famoso só tenha sido registado em Novembro de 1976.

Em 1980, a IBM escolheu a Microsoft para fornecedora do sistema operacional do seu IBM PC, que foi batizado de MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Logo depois, surgia o Windows 1.0

A IBM, no entanto, achou que o software era muito fraco e forçou a Microsoft a trocá-lo pelo Presentation Manager, interface gráfica do OS/2. As diferenças dos pontos de vista técnicos levaram á ruptura do acordo entre as duas empresas.

A Microsoft lançou então o Windows 3.1 e daí em diante, a empresa de Gates começou a expandir-se e, com a estreia do Windows 95, conseguiu o domínio do mercado.

De acordo com a pesquisa anual da Interbrand, publicada na revista Business Week, a Microsoft é hoje a segunda empresa mais valiosa do mundo. Quem ousar comprá-la terá de desembolsar cerca de 60 biliões de dólares.

Fonte: NFHQ