Este teclado pretende mudar o conceito de teclado para jogos, apresentando um design que vai de encontro às necessidades dos actuais jogadores de topo, mantendo no entanto, a utilização de um teclado normal.

A apresentação feita pelo fabricante ao Wolfclaw Type II diz:

O supremo teclado para jogadores de FPS/RTS
O teclado inovador que integra a capacidade especial de uso para jogos e para tarefas comuns simultaneamente
Uma zona de teclas ergonómica especial oferece uma utilização mais rápida e fácil
A tecla “K” especial elimina a necessidade de ter de pressionar uma tecla sempre que queira falar ao microfone
Uma tripla camada de silicone extremamente flexível proporciona um silêncio superior das teclas
Duas portas USB integradas
Oito teclas de atalho para Internet
Compatível com Win98, Win2000, WinMe, WinXP
O PVP recomendado é de 67,00 €

Um teclado especialmente desenvolvido para FPS-gamers? Verdade ou apenas mais um artigo para os fanáticos dos jogos que não dispensam uma novidade?

O Wolfclaw é basicamente um teclado convencional com um gaming pad completamente funcional. O que resulta disto? Bem, resulta um teclado que oferece algumas soluções interessantes. Senão vejamos:

O típico WASD a que estamos habituados está colocado no centro do gamepad e de maior dimensão. As teclas estão ergonomicamente colocadas de forma a que estejam ao alcance a todo o momento e o seu tamanho e cor variam consoante a maior frequência e eventuais preferências de utilização.Os números de 1 a 9 estão colocados num semi-circulo no topo assegurando que todas as armas estão apenas à distância do movimento de um dedo. Outra das inovações presentes prende-se com o posicionamento da tecla de espaço que pela primeira vez se vê colocada na vertical o que de facto faz todo o sentido. Embora não tão importante mas interessante é o facto de existir uma tecla denominada “K”, que uma vez pressionada, elimina a necessidade chata de estar sempre a ter de pressionar a tecla quando se pretende falar com os amigos ou adversários.

Bom mas tudo isto resulta em melhor jogabilidade? Depende do jogador, mas para mim, longamente acostumado a jogar no teclado normal, pareceu-me fácil habituar-me depois de configurar algumas teclas à minha maneira e transformou uma das minhas grandes dificuldades, que é de mudar de arma rapidamente, num movimento rápido e preciso. Mais, a rapidez e sensibilidade do teclado surpreendeu-me e de facto tudo parece funcionar bem melhor.

Como habitual nos teclados mais recentes, este teclado liga-se por USB e tem ainda a vantagem de ter 2 portas USB disponíveis para ligarmos o que entendermos – por exemplo um rato e uns auscultadores) libertando a mesa de fios por todo o lado. Um ponto que me pareceu menos positivo é o facto de ter 8 botões pré programados para determinadas funções (Internet, mail, etc) que não podem ser personalizados. Um outro ponto negativo poderá ser para alguns (eu incluído) o facto do teclado só ter layout US. Se para muitos isto não faz qualquer diferença, para outros é algo que se torna difícil de contornar, mas os benefícios que são obtidos num jogo de FPS valem bem o esforço 😉 e afinal, estamos a falar de um teclado especialmente construído para jogadores.

Para finalizar o preço pedido de aproximadamente 67 € embora elevado, resulta de um teclado de grande qualidade, muito bem acabado e dedicado àquilo que nos entretém todas as noites (bem, alguns também todos os dias…)

Links:
fraggerZstuff
WOLFCLAW™