Num dia especialmente romântico onde o vermelho predomina por qualquer esquina, o FRAGlider™ inspirado com tanto amor e paixão a pairar pelo ar decidiu saber a opinião da comunidade portuguesa sobre: “Serão os Electronic Sports um meio de comunicação tão grande que possa criar fortes laços de amizade e/ou de paixão?”
PHEER: É: como todos os hobbies em que possas conhecer pessoas do sexo oposto, ou do mesmo sexo se esse for o caso opcional. Não creio que seja um “meio de comunicação” privilegiado para isso, até porque se fores atentar aos números, estarei certo que vólei ou outro hobbie qualquer trazer-te-á bastantes mais oportunidades de chocares com um futuro amigo ou futura amante/companheira de quarto/namorada/ /nemesis social. Já fiz grandes amigos “graças” ao gaming e já ganhei, inclusivé, um convite para passar uns dias por Lund, o que totalizando, não foi nada mau: mas estou certo que teria tido bastante mais contacto social a jogar outra coisa qualquer.
§ Daí que, desta feita, tenho de dar a taça aos pseudo anti-nerds, e concordar que sim: embora possas conhecer inúmeras pessoas, fazer inúmeras fazer inúmeras amizades e vires, inclusivé, a conhecer alguém por quem te apaixones (casos flagrantes do fox, mucha, por aí fora – se bem que não sei até que ponto é que o gaming foi uma causa ou uma consequência, por não estar propriamente dentro das histórias de ambos) no fundo no fundo, não será nem o método perfeito, nem o mais interessante.
§ Pelo que, meus amigos, se o vosso interesse é SOMENTE social, deverei informar que há um mundo muiiiiito melhor do outro lado da janela.
§ E o sumário é que sim, o gaming é um meio de comunicação grande o suficiente para te permitir conhecer muito e bela gente, mas não é certamente o mais adequado.
GuLf: Os desportos electrónicos, sendo eles jogados em equipa ou de forma singular, são obviamente sujeitos a esse tipo de sentimentos, visto que há uma enorme interacção entre aqueles que, para além de serem jogadores, são também seres humanos. Nos jogos de equipa há uma maior facilidade de se criarem laços de amizade entre os membros de cada equipa, e é até, a meu ver, uma condição essencial para o sucesso e bom ambiente no seio da equipa. Assim como em qualquer outro desporto ou jogo de equipa, quanto maior for a entreajuda numa qualquer equipa, mais facilmente se irão atingir os objectivos desejados. E é aí que a amizade tem uma função fundamental pois a amizade implica confiança, que ao mesmo tempo implica também um conhecimento das pessoas com quem se está a jogar, que é outra vantagem de existirem fortes laços de amizade. Quanto à paixão, e pelos motivos que inicialmente falei, é normalíssimo que isso aconteça, pois quando se faz “exit” do servidor, é uma pessoa normal e apta para receber e provocar qualquer sentimento, seja ele qual for. Existem até vários exemplos que o comprovam, quando olhamos tanto para a comunidade nacional, como internacional.
deuz: Muito sinceramente, acho que sim… não só porque mantenho e fiz grandes amigos através dos e-sports, como foi também através dos e-sports que vivi a mais maravilhosa história de amor da minha vida (até ao momento). Agora, depende muito das pessoas com quem consegues ou não relacionar… acho que hoje em dia é mais difícil fazer amigos através dos e-sports, porque a faixa etária que está cada vez mais a aderir é cada vez mais jovem, e como tal detecta-se uma maior imaturidade das pessoas, ao ponto de, por vezes, não conseguirem distinguir uma zanga “num jogo” e diferenciá-la da vida real. No entanto, tenho a experiência própria de ter amigos que considero como irmãos, com os quais mantenho contacto regularmente, e aos quais devo muitos bons momentos e bem-estar na minha vida pois sempre me apoiaram em toda e qualquer situação. Tenho também o exemplo de ter namorado com alguém que conheci não directamente relacionado com o e-sports, mas que depois se transportou até ele, e como já disse foi algo de muito especial. Resumindo, sim é possível criar fortes laços de amizade e/ou paixão num meio de comunicação como o e-sports, embora essa tarefa esteja a ser extremamente dificultada com a imaturidade da faixa etária que cada vez adere mais a este meio de comunicação.
rEdcAp: Criar fortes laços de amizade sim, agora de paixão não estou a ver. Até porque há poucas equipas femininas de CS e até nos torneios separam quase sempre tudo e muito. Mas acredita que tenho grandes amizades por todo o país fora devido aos e-sports.
GrIng0: Esse tema é um pouco complexo… Depende como cada um encara os e-sports embora ache que, quer um simples jogador ocasional ou um jogador mais dedicado, acaba sempre por travar amizades, como é óbvio. Jogar online, em qualquer jogo que seja, temos de travar conhecimentos, devido às circunstâncias de estarmos a jogar com outras pessoas e não contra o `CPU´ a como tanto estávamos habituados nos tempos passados. Mas mais em concreto no CS, que é o jogo no qual eu e a maior parte da comunidade joga, é essencial/obrigatório criar “ligações” de amizade e de respeito porque é um jogo de equipa e logo aí há a tendência normal de a equipa e os jogadores que a formam criarem fortes laços de amizade e união. Em relação à paixão, sinceramente… não sei! Acho que depende de cada um.
Com tanta opinião divergente o FRAGlider™ tomou a liberdade de ter uma conversa com mucha e Gala para nos falarem da sua opinião e do seu caso em particular:
FRAGlider: Olá mucha e Gala! Para começar, apresentem-se a quem ainda não vos conhece.
Mucha: Olá a todos, chamo-me André Alexandre Muchagata mais conhecido por mucha, tenho 19 anos, sou jogador dos eEmpire e manager/treinador das DarkAngels.
Galadr1el: Olá, eu sou a Raquel “Gala” Ribeiro, tenho 22 anos e pertenço ao clan DarkAngels.
FRAGlider: Foi o Counter-Strike que vos uniu. De que forma se sucedeu?
Galadr1el: Bem, nós conhecemo-nos num torneio que o André organizou em Linda-a-Velha. O meu computador deu vários problemas e eu estive uma hora a “melgar” o André. Apesar de tudo o PC continuou por dar sempre problemas lol. Mas foi assim que nos conhecemos.
FRAGlider: Após 1 ano e 10 meses de namoro são felizes. Acreditam que os Eletronic Sports são um meio de comunicação no qual é possível criarem-se fortes relações de amizade e/ou de paixão?
Mucha: Apesar de ser muito difícil encontrar pessoas decentes no mundo do gaming, penso que sim, realmente é possível isso acontecer. Mas agora não se iludam como muita gente, que isto é cheio de gente boa porque não é.
Galadr1el: Sim. Somos muito felizes, e mesmo pela nossa experiência própria acredito plenamente que podem surgir grandes relações, tanto amorosas como de amizade. Até porque o meu melhor amigo também o conheci no CS, e as minhas lindonas amigonas da minha equipa.
§ Concordo com o André. Principalmente agora que a comunidade é tão grande e tão vasta é sempre preciso ter algum cuidado até porque nós conhecemo-nos melhor após termos saído pessoalmente e com amigos.
FRAGlider: Mas agora também começaram a aparecer mais raparigas interessadas no Gaming. Isto facilitará as relações amorosas dentro deste “pequeno” mundo?
Galadr1el: Realmente assim também a probabilidade de acontecerem relações amorosas é muito maior. Mas há aí muita gente que não procura uma relação, mas sim só umas “curtes” e passar um tempinho e tal..
FRAGlider: Os torneios serão assim uma forma propícia ao acontecimento de relações mais íntimas entre os elementos da comunidade?
Mucha: Penso que muitas pessoas se aproveitam dos torneios para se “comerem”.
Galadr1el: É verdade, muita gente aproveita os torneios para por em prática conversas e couros da net…
FRAGlider: Em meu nome e em nome do FRAGlider desejo-vos as maiores felicidades e uma continuação de bom dia de São Valentim!
Esta foi uma edição especial da rubrica Women’s Touch e o FRAGlider™ agradece a colaboração de todos os participantes no artigo desta semana. Feliz dia de São Valentim a todos!