No intuito de proporcionar uma análise sobre a Electronic Sports World Cup 2006, a decorrer em Paris a partir de amanhã, decidimos trazer-vos um artigo já publicado no teamexcello.com. Tendo como autor um bem conhecido de todos nós, excello.tomahawk, este dá a sua previsão pessoal para o evento, baseada na sua experiência e conhecimento vasto nos e-sports, especialmente no Counter-Strike.

Inicialmente publicado em inglês, o artigo pode ser lido na íntegra ao visitarem o teamexcello.com ou seguirem o link directo aqui.

Como lido anteriormente, a opinião é de excello.tomahawk, sendo a tradução da minha total responsabilidade, LinkAGe. Decidi no entanto manter os “títulos” intactos devido á ligação existente entre eles e o nome das equipas, também preservando um certo gosto do artigo original, adicionado alguma informação extra.

Segue-se a análise das principais candidatas na 4ª edição da Electronic Sports World Cup. Embora seja uma análise extensa, sem dúvida que são 10 minutos bem passados numa leitura, penso eu, agradável.


compLexity, the returning champions

Depois de bootcamps com os Ninjas in Pyjamas em Estocolmo, Suécia, venceram a AmeriCup e o TransAtlantic Showdown, ganhando a equipas como Team 3D e mousesports. Pouco depois destas duas vitórias partiram para a WEG Masters, China, onde terminaram num 2º lugar perdendo, na final, contra wNv. Chegam á ESWC com a vontade de ganhar este torneio pela segunda vez, pelo que serão uma grande ameaça para qualquer adversário. Recentemente ficaram em 3º lugar na WSVG Lanwar onde perderam para Team 3D e united5 o que não se pode considerar um grande triunfo para uma equipa do nível deles. Treinaram concerteza muito para fazer esquecer essa má imagem deixada na WSVG Lanwar.

– Penso que, dependendo de sorteios, eles devem acabar a ESWC nos 4 primeiros postos.


wNv, the chinese dictatorship

Esta equipa começou o seu caminho da fama em terrenos internacionais na ESWC 2005, o primeiro grande evento, no qual ganharam todos os jogos ate aos quartos de final, onde defrontaram os mousesports, perdendo por 14-16, equipa que posteriormente se iria classificar em 3º lugar. Após terem ganho tudo o que havia para ganhar em terras asiáticas, incluindo os WEG Season 3 e WEG Masters, muitos tentaram arranjar desculpas para tal e repentino domínio, grande parte ditando a Ásia como o factor-chave para as suas vitórias, esquecendo-se do 5/8º lugar no primeiro grande evento em que participaram, ESWC 2005. Como previamente mencionado, ganharam os WEG 3 e WEG Masters, sem perder um único jogo, mas perdendo mapas, o que pode ser crucial tendo em conta que a ESWC 2006 será jogada em apenas 1 mapa, limitando assim as possibilidades chinesas de alcançar um “lugar ao sol”.

Penso que este é o único factor contra os wNv, apenas um mapa vai ser jogado e não há margem para erros, sendo a sorte um factor determinante. No entanto, espero vê-los entre os 4 primeiros.


ALTERNATE aTTaX, Germany ‘aTTaX’.

Sem dúvida que esta é a equipa do momento, angariando cada vez mais fans e seguidores diários dos movimentos da organização, sendo considerada a melhor equipa alemã do momento, vencendo ambas as ESL Pro Series Finals e o qualificador alemão da ESWC 2006, sem esquecer que são a única equipa sem derrotas na recém-lançada NGL One. Embora tenham falta de participação em grande eventos quando comparadas com rivais como NiP ou coL, sem dúvida que a relativa facilidade com que venceram todos os jogos da NGL One fará tremer os melhores. O desempenho da WSVG Dreamhack não ficou dentro das expectativas, mas espera-se um conjunto de topo a competir em França.

Sem dúvida que a 1ª fase de grupos será “carne para canhão”, encontrando dificuldades na passagem da 2ª fase, uma passagem que certamente iria dar uma motivação extra ao encontro do top4, podendo assim deixar para trás muitos dos principais candidatos ao primeiro prémio. No entanto, tomo o top8 como principal destino.


Ninjas in Pyjamas, a bed time story.

Tiveram o seu regresso no início de 2005, com o antigo roster dos SK.swe – com a adição de vilden e ambos fisker e potti inactivos. Todos esperavam por ver esta constelação de estrelas em acção e o primeiro grande evento em que iriam participar foi anunciado, WCG Samsung Euro Championships. Embora tenham viajado para a final, não jogaram um único jogo devido à doença que afectou Hyper e que o privou da possibilidade de jogar. Participaram na CPL Spain, onde se classificaram em 3º lugar, sendo posteriormente derrotados numa lan na Suécia, na final, pela agora famosa mix Skolpojkarna. Depois destes resultados menos convincentes, HeatoN decidiu por termo à série de menos-boas prestações e colocar o nome NiP onde ele merecia estar. Para isso fez ingressar na equipa walle, ins e zet, com Potti voltando ao activo. Esta acção teve uma repercussão única pela comunidade, a qual expressava o quase total desconhecimento sobre os recém-chegados, ins e zet. Um longo período foi dado á equipa para trabalhar e, no culminar de toda a actividade, venceram o qualificador sueco para a ESWC 2005, evento no qual classificaram-se em 9/16º perdendo contra os compLexity e x6tence, terminado a participação ao empatar frente aos mousesports, na 2ª fase de grupos. Após mais uma desempenho abaixo do nome que representavam, percorreram a Europa até Espanha, para participar na GameGune, no qual se classificaram em 1º, vencendo os x6tence na final. Com este roster alcançaram um 4º lugar na CPL Winter 2005, com Potti de novo inactivo e RobbaN como jogador temporário. Mais recentemente, apresentaram-se em força na ESWC 2006 Suécia, classificando-se em primeiro, troféu que colocaram lado a lado com o 1º lugar na WSVG Dreamhack, ambas as finais defrontadas com os Fnatic. Sem dúvida um dos principais candidatos a carregar o título para casa.

Uma equipa com um jogo consistente, que a manter este nível certamente acabarão entre o top4, juntamente com wNv, compLexity e outro. São a minha escolha pessoal como Vencedores da ESWC 2006.


Fnatic, the fanatic Swedes.

Após terem vencido o CPL WT Singpore stop com dsn como jogador temporário, decidiram adicioná-lo à equipa – tirando o lugar de solido do lineup – tendo posteriormente participado na CPL Winter. Após um fim não muito desejado, a organização decidiu por uma nova e reformulada equipa deixando como responsável por esta revolução ninguém mais que o recém-chegado Harley ‘dsn‘ Orwall. As escolhas são conhecidas de todos nós: Tentpole, Archi, f0rest e cArn fizeram as delícias de muitos e a inveja de outros. Estas mudanças permitiram que ganhassem a CSCL Final, derrotando os mousesports em 2 mapas seguidos. A participação desta equipa tanto no qualificador sueco para a ESWC 2006 como na WSVG Dreamhack pode ser resumido ao 2º lugar em ambas, deixando para trás de forma esmagadora equipas como ALTERNATE aTTaX, perdendo apenas na final da Winners Bracket e na Finalíssima para com os NiP. Certamente serão um grande participante na luta ao 1º lugar.

Contando com uma awp bem regulada nas mãos de dsn, cArn a todo o gás e um f0rest ao nível das últimas exibições, talez serão a 4ª equipa do top4, embora prevaleça a possibilidade do top8 apenas.


Lunatic-Hai, the Korean dreamers.

Em 2004, com uma equipa em muito parecida, a scene asiática de Counter-Strike começou a ser denotada em terras ocidentais após alguns destes jogadores, ainda utilizado MaveN como tag, chocaram o tudo e todos ao vencerem os SK.swe nos WCG 2004, alcançando o 3º lugar atrás da Team 3D e The Titans. De novo na ribalta, participaram na ESWC 2005 onde alcançaram um excelente 4º lugar, perdendo com os compLexity e mousesports. Após estas excelentes prestações, decidiram cruzar o atlântico para ir buscar o 2º lugar na CPL Winter 2005 onde apenas perderam para os SK.swe, vencededores do torneio. Espera-se um desempenho em alta, aliada a uma não menos alta classificação.

Em forma de vidente, prevejo que passem as 2 fases de grupos sem grande problemas, encontrando e sendo derrotados nos quartos de final por wNv, NiP ou coL, acabando assim entre os 8 primeiros.


SoA, the danish underdogs.

Mesmo tendo um jogador já vencedor e vice-campeão da ESWC, são umas das equipas com menor quotação para o evento. O mesmo aconteceu com osSK.dk no último ano e, contra todas as expectativas, se classificaram em 2º lugar. Com whiMp, que já passou por clans como The Titans e SK.dk, e ambos Bloddy e FaagaN, que representaram a Clan-IT na última edição desta competição, ficando em 5/8º e sendo a única equipa capaz de vencer os campeões do ano passado, não podemos descartar uma possível surpresa. Se tudo correr bem e virmos estas 3 estrelas em plena forma, poderão causar alguns estragos.

A passagem à 2ª fase de grupos é praticamente garantida, sendo que uma possível classificação entre os 8 primeiros poderá vir a tornar-se realidade.


Team 3D, the eternal contenders.

A Team 3D está na alta roda dos e-sports há vários anos e sempre considerada uma ameaça ao primeiro lugar em qualquer evento em que estivessem presentes. Na última edição da ESWC ficaram-se pela 2ª fase de grupos. Depois desta má prestação para a equipa, decidiram ingressar 2 novos talentos, method e shaGuar, provenientes da Team NoA, na esperança de melhorar a performance e desempenho nos futuros eventos, o que aconteceu ao ganharam os WCG 2005, mesmo sendo em Source, e classificando-se entre os 12 primeiros na CPL Winter 2005, após terem perdido em múltiplos overtimes com os futuros vencedores, SK-Gaming. Isto demonstrou a todo o mundo que, com alguma prática e um pouco de sorte, a Team 3D poderia a vir causar sérios estragos em futuros eventos. Mais recentemente, moto entrou de forma a preencher o spot deixado livre pela inactividade de KSharp, tirando o lugar de Rambo como estratega e colocando Dominator como sexto jogador. Todas estas mudanças surtiram o seu efeito no primeiro grande evento em que se viu o nome Team 3D, WSVG Lanwar, o qual ganharam, que passando por cima de tudo e todos, foram relegados para a Loser Bracket pelos Pandemic, os quais viriam a ser derrotadosna Finalíssima pela Team 3D em 2 mapas, uma final esmagadora da parte “tridimensional“. Esta vitória certamente levantará a moral para a ESWC 2006, que juntamente com o bootcamp a ocorrer na Suécia antes da partida para França, os tornará mais que preparados para a luta pelo 1º lugar.

Se virmos um method a todo o gás, um shaGuar “on fire” com a sua AWP e umas boas estratégias da parte de moto, sem dúvida que o top8 terá 3D, talvez mesmo reduzindo a top4 esta possibilidade.


Virtus.Pro, the russian armada.

O primeiro grande feito por parte desta equipa foi um 4º lugar na ESWC 2004, após terem eliminado os SK.swe. Após regressarem a casa, ficaram-se por eventos locais, Rússia. Na ESWC 2005 não foram além da 2ª fase de grupos onde encontraram os seus compatriotas forZe e os dinamarqueres Clan-IT e SK.dk. Decidiram então apostar na ACON5, a qual venceram sem grandes problemas, e que lhes permitiu um convite para os WEG Masters onde não passaram da 1ª fase de grupos, competição que ficou marcada por inúmeros contratempos, mudanças de agenda e surpresas. Embora tenham vencido os NoA e Hacker.pk, antigos project_kr, a vitória destes sobre os coL relegaram os Virtus.pro para o 3º lugar e a consequente eliminação.

Se contarmos com um Aleksey em boa forma, esperem uma boa performance desta equipa, talvez alcançando o top8.


Made in Brazil, the latin rythm.

Os brasileiros sempre foram respeitados por uma característica especial: aim. O antigo lineup esteve presente em vários bootcamps pela Europa, sem esquecer a Inferno Online, e nos seu país natal, com equipas como Catch-Gamer e SK.swe no intuito de melhorar o desempenho do conjunto. Com 2 vitórias no CPL World Tour do último ano, tiveram uma brilhante prestação em eventos internacionais se esquecermos a má classificação obtida na CPL Winter, principalmente devido á não-utilização de btt e ton devido a problemas com o visa que os permitiria entrar nos Estados Unidos. No entanto, a única coisa que resta desse antigo lineup é um dos melhores AWP’s do Mundo, cogu. Este novo conjunto de jogadores com talentos vindos dos rivais g3x, 5º classificado na CPL Winter, cogu do antigo lineup dos mibr e a experiência de KIKO, poderá vir a trazer problemas para alguns dos principais candidatos ao título. Um 4º lugar na WSVG Dreamhack, deixando para trás Catch-Gamer, aTTax e SK.swe, e os inúmeros bootcamps efectuados deste então, mibr entrará em força nesta edição da ESWC.

Se tudo correr como previsto e o seu lineup estiver a 100% disponível para França, sem dúvida que a 1ª fase de grupos estará garantida, encontrando-se posteriormente em trabalhos para conseguir passar a 2ª fase de grupos, ingressando no top8 da competição. Espera-se assim uma dupla cogu & his awp à altura do acontecimento.


mTw, mortal (lack) of teamwork ?

O título não podia ser melhor. Uma das equipas germânicas com maior tradição nesta área finalmente qualificou-se de novo para um grande evento internacional. Tendo um antigo lineup estável e flexível, poderia ser um inimigo de peso, mas a organização decidiu não renovar contratos, apresentando um novo roster em meados de Agosto. Estando presentes na ESWC 2006 com 2 jogadores temporários, as possibilidades do 2º classificado no qualificador alemão reduzem-se.

Não creio que passem da 1ª fase de grupos, mas se tal acontecer certamente não conseguirão atingir o grupo restrito do top8.


Astralis, a not so shiny star ?

Astralis tem um enorme historial no que toca a eventos internacionais, mas há muito tempo que não se vê este nome por estas bandas. Nos últimos meses, as suas participações são quase nulas e as informações escassas, pelo que se torna difícil saber o que poderão a vir trazer á edição deste ano. Após terem adicionado diGital á equipa, espera-se que o novo sangue dê novo alento á organização, melhorando o resultado da CPL Winter.

Certamente não causará grandes problemas a nenhum dos favoritos, mas uma passagem á 2ª fase de grupos é altamente provável.


Amazing Gaming, amazing unknowns.

Mais um título adequadíssimo à previsão. Uma equipa desconhecida dos palcos da fama, vinda da Ucrânia, não tem qualquer pressão sobre si mesma. Venceu a ASUS Cup, onde derrotou os russos Virtus.pro nas semi-finais, em 2 mapas, tendo alcançado bons desempenhos em eventos pela Rússia mas nada que nos desse alguma informação acerca da possível performance desta equipa em França.

Espera-se que passem a 1ª fase de grupos e que, com uma boa dose de sorte á mistura, consigam atingir o top8, deixando para trás algumas equipas bem conhecidas.


Conclui-se assim a previsão de excello.tomahawk para a Electronic Sports World Cup 2006 Grand Final.

Se as “visões” se confirmarem, contaremos com um top4 na seguinte forma:

: NiP
/ : coL & wNv
: provalemente Fnatic