Max “Demon1” Mazanov, jogador de VALORANT da Evil Geniuses, denunciou ter recebido várias ameaças de morte de adeptos da NRG após ter derrotado a mesma no VCT: Americas. A Evil Geniuses defrontou a favorita NRG na primeira ronda da upper bracket dos play-offs na madrugada de quarta-feira (24) e surpreendeu com uma vitória por 2-1 que levou a comportamentos menos aceitáveis nas redes sociais.
Dentro do servidor, as coisas correram às mil maravilhas para a equipa menor cotada. Embora tenha começado a série com uma derrota por 11-13 em Haven, a Evil Geniuses deu a volta com parciais de 15-13 em Split e 13-7 em Ascent. Demon1 foi o principal responsável pela vitória da equipa, tendo apontado 73 kills ao longo dos três mapas.
Polémica começou com os treinadores
Após a partida, os treinadores de ambas as equipas envolveram-se em acusações no Twitter. Chet “Chet” Singh, treinador da NRG, dirigiu-se diretamente naquela rede social a Christine “potter” Chi, ex-jogadora profissional de Counter-Strike e atual treinadora da Evil Geniuses, apontando o dedo à mesma por ter tecido acusações de que o técnico da NRG teria alegadamente dado leak de VODs de treinos e que isso teria levado a que três equipas decidissem não treinar com a NRG durante metade da época.
Em resposta, potter afirmou que a acusação de Chet é “hilariante”. “Múltiplas equipas, jogadores e staff disseram-nos que vocês estavam a dar leak. Não tive nada com isso”, acrescentou ainda. Chet voltou também depois a responder, realçando que nunca precisou de fazer batota em toda a carreira.
I never needed to cheat once in my career, y’all accuse me and talk behind my back
— NRG Chet (@chetsingh) May 24, 2023
Demon1 denuncia ameaças
Depois da troca de galhardetes entre Chet e potter, também Demon1 revelou em direto na Twitch, pouco depois da série terminar, que recebeu muito ódio dos fãs da NRG. Entre várias mensagens pouco bonitas, o jovem de 20 anos admitiu que existiam ameaças de morte pelo meio.
“Não vou mentir. Abri as minhas mensagens no Twitter e tinha tantas ameaças de morte e mensagens de ódio sem razão nenhuma. Não pensava que os fãs da NRG fossem assim. O que raio se passa com eles?”, afirmou. O jovem jogador é novo nos grandes palcos, tendo sido recrutado em janeiro pela Evil Geniuses depois de ter atuado em equipas de menor calibre, e esta deverá ter sido a primeira experiência que teve em bater uma equipa favorita do público.
Depois de ter batido a NRG, a Evil Geniuses prolongou na última noite a sua estadia na upper bracket dos play-offs do VCT: Americas. Uma vitória por 2-0 sobre a Cloud9 apurou a EG para a final da metade superior do quadro, onde vai medir forças com a LOUD.