Twitch anunciou recentemente a criação de um novo programa de parceiros, com vista a ajudar os criadores de conteúdo da plataforma. O Partner Plus promete garantir 70% da receita líquida das subscrições aos streamers, mas a medida não tem sido do agrado de toda a gente.

Um dos motivos para que os criadores de conteúdo possam desconfiar deste novo programa é o facto de que as restrições para integrar o mesmo vão beneficiar apenas uma pequena parte dos streamers. A Twitch decretou que, para ter acesso a este novo programa, um streamer deve manter um mínimo de 350 subscritores ativos — pagantes, o que exclui as subscrições via Amazon Prime, por exemplo — durante três meses consecutivos.

O problema é que, de acordo com o Streams Charts, apenas 2,5% dos atuais parceiros ativos da Twitch vão beneficiar do novo programa. A estimativa é feita de acordo com os dados correspondentes ao intervalo entre março e maio. Nesse período, de acordo com o estudo, apenas 1 066 streamers conseguiram os requisitos que dariam a entrada no Partner Plus. Esta é uma parte muito pequena, tendo em conta que a Twitch tem atualmente 42 366 parceiros ativos.

O novo programa da Twitch vai ser lançado a 1 de outubro de 2023. A plataforma já anunciou que os streamers que estiverem dentro dos requisitos nos meses de julho, agosto e setembro vão ser inscritos automaticamente no programa e notificados em outubro.