A FaZe, uma das maiores organizações do cenário de eSports, está a estudar propostas de aquisição por parte da Complexity e da Luminosity.

Esta segunda-feira, Kevin Hitt, jornalista do Sports Business Journal, informou que a FaZe está a avaliar propostas de aquisição da GameSquare e da Enthusiast Gaming, empresas-mãe da Complexity e da Luminosity, respetivamente. O negócio deverá incluir troca de ações e infusão monetária.

O problema inerente está sediado numa decisão tomada pela FaZe há uns anos atrás. A organização norte-americana decidiu tornar-se pública na Nasdaq (bolsa de valores), através da SPAC (sociedade listada na bolsa de valores que compra empresas e, sucessivamente, as torna públicas). Recentemente, o preço das ações caiu para menos de um dólar e este cenário manteve-se por mais de 30 dias, o que levou a Nasdaq a emitir um aviso sobre o fecho de capital.

Durante a Assembleia Anual de Acionistas de 2023, os acionistas da FaZe aprovaram a divisão das suas ações para ações ordinárias de circulação – ações que oferecem o direito de voto em assembleias por parte dos investidores da empresa, ou seja, as decisões da FaZe passam a ser tomadas pelos investidores. Este cenário levou a organização a procurar soluções para o futuro da empresa.

GameSquare

A GameSquare foi uma das duas entidades que entrou em negociações de aquisição com a FaZe. A empresa que gere a Complexity enfrenta um potencial conflito em várias secções de eSports. A FaZe e a Complexity têm equipas em Counter:Strike, FIFA, HALO, entre outros. O Counter:Strike será o conflito mais significativo e ainda não se sabe como este será resolvido entre as duas partes. Ambas as organizações são parceiras da BLAST e fazem parte do Louvre Agreement, o que as torna membros do ESL Faceit Group.

Enthusiast Gaming

A outro opção para a FaZe é a Enthusiast Gaming, grupo sediado em Vancouver cujo o dono é também proprietário dos Vancouver Canucks, equipa da NHL (campeonato de hóquei no gelo). Desta vez, o conflito entre as duas entidades não está patente no Counter:Strike, mas sim no Call of Duty. Além de gerir uma equipa da NHL, o proprietário da Enthusiast Gaming é também dono da CDL Seattle Surge, franchise de Call of Duty. Desta forma, uma aquisição da FaZe iria gerar conflito neste capítulo, uma vez que esta é proprietária da Atlanta FaZe, outro franchise de Call of Duty. Ao nível do Counter:Strike, a organização era conhecida como Luminosity, mas desde 2019 que abandonou o cenário. Atualmente, não são parceiros da BLAST nem entram no Louvre Agreement.

Ainda sem conclusões, esta é uma história com ainda vários capítulos em desenvolvimento.

Atualização 26/07: Empresa-mãe da Luminosity nega rumores

A Enthusiast Gaming, empresa-mãe da Luminosity veio a negar os rumores que apontam para o interessa da empresa sediada em Vancouver, em adquirir a FaZe Clan.

Um representante da Enthusiast Gaming concedeu declarações ao Esports Insider e revelou que não terá sido feita nenhuma oferta pela FaZe Clan, nem existe qualquer intenção de o fazer.