Vamos então comparar as 3 consolas do momento (PlayStation 2, X-Box, GameCube) sendo que em 2005 deve sair uma nova geração de consolas, ainda temos o Natal de 2004 (quem ainda não tem uma e está a pensar adquirir) para comprar.
A princípio poderá parecer algo trivial, basta ver as especificações de cada uma e escolher a melhor que seria a X-Box, mas infelizmente o preço dos jogos é muito elevado em todas elas o que faz com que entre um novo factor, a facilidade de pedir jogos emprestados por esse lado a balança pende então para a PS2 pois é sem dúvida a que mais pessoas possuem, temos ainda um terceiro factor que será a exclusividade dos jogos, todas elas têm jogos em comum no entanto a GameCube será aquela que detém mais títulos exclusivos, sendo alguns de facto relevantes como alguns baseados na série Star Wars e aqueles cujos protagonistas são as imagens de marca da Nintendo, como o Super Mario (Mario Bros. Games), o Link (Zelda) ou o protagonista do Metroid.
Passemos então a analisar cada uma das consolas:
Começamos então pela GameCube, embora tenha os títulos exclusivos, é provavelmente a consola com menos sucesso, o que faz com que não seja propriamente viável comprá-la com a intenção de emprestar e pedir emprestado jogos, logo por aí a maioria poderá excluir a consola apesar das suas potencialidades. Na minha opinião não é uma opção comprá-la visto que quando para o ano saírem as novas ela será completamente massacrada.
Passando para a X-Box, uma consola que à partida seria uma máquina de jogos muito poderosa, com um disco rígido enorme, estranhamente não teve muito mais sucesso que a GameCube. Apresentava um “look” moderno mas era muito grande para, por exemplo, ser confortável para levar para férias, um comando bastante ergonómico, na minha opinião mais que o da PlayStation 2, no entanto não fez sucesso visto à maioria dos gamers estar habituado já ao formato do comando da PlayStation que se manteve na sua segunda versão, tentou ainda implementar concorrência à PlayStation 2 apresentando leitor de DVD mas apenas na compra de um dispositivo (comando) específico. Não é de todo uma má opção, mas não convence.
Avaliando agora o que na minha opinião é o monstro do momento, a PlayStation 2, teve muito sucesso à partida pois vivia do fantasma da PlayStation, um efeito contrário ao fantasma Sega Saturn que arrumou completamente a DreamCast desta corrida, embora quando foi lançada em termos de hardware ser tão ou mais potente que as suas concorrentes. A PlayStation 2 brinda-nos com um bom aspecto, embora na minha opinião inferior ao das suas concorrentes. Tem a mega-vantagem de ter a maior “comunidade” se assim se poderá chamar ao conjunto de pessoas que possui uma mesma consola, tem ainda de origem leitor de DVD que só por si é uma grande vantagem para quem por exemplo pretende levar a consola para férias e embora na casa para onde vai tenha TV, não tem leitor de DVD ou simplesmente quem não quer comprar uma consola e um leitor de DVD para a sala em separado. Tem ainda a maior quantidade de jogos entre as três consolas embora muito poucos sejam exclusivos apenas desta.
Eu poria em primeiro lugar tanto a PS2 como a X-Box pois mesmo quando forem ultrapassadas como consolas poderão continuar a servir como leitor de DVD na sala ao contrário da sua rival que apenas servirá para acumular pó na arrecadação ou no sótão lá de casa, este parâmetro tem a sua relevância uma vez que brevemente, 2005 ou 2006 sairá a “onda” de consolas que substituirá as actuais.
Um artigo de opinião (IMO) de: José “Satan’s Toilet” Coelho