Portugal é o país europeu mais afectado pelo vírus informático Mydoom, detectado pela primeira vez em 26 de Janeiro. Cerca de 4% dos computadores portugueses estão infectados, indicam dados ontem divulgados, que revelam o pouco cuidado com que os internautas nacionais tratam o correio electrónico.

A falta de cuidado com que os internautas portugueses abrem o seu e-mail poderá ser um dos factores decisivos para que Portugal lidere a lista de países europeus mais afectados. O simples facto de se abrir uma mensagem de um remetente desconhecido ou com um título estranho tem contribuído para o aumento do número de infecções.

Ainda assim, tem havido um aumento da sensibilização para a necessidade da instalação de software antivírus.

Segundo um estudo à escala mundial realizado pela Panda Antivirus, o Japão é o país que regista os valores mais alarmantes, com 6.67 por cento de computadores infectados, seguido da Rússia e Israel, com 4.72 e 4.19 respectivamente.

O vírus chega por e-mail e usa a lista de endereços instalada no computador para se multiplicar, reenviando-se automaticamente. Além deste ataque, já que o vírus se vai replicando sem que o utilizador se aperceba, o Mydoom abre uma porta no computador, que permite o seu acesso a partir do exterior, expondo-o a uma invasão ainda maior.

Estima-se que 25% dos e-mails que circulam na web estejam infectados com este vírus, e isto quando ainda há pouco tempo foi noticiado que cerca de 40% do tráfego diário da internet é composto ou causado por vírus.