Acabado este grande torneio, é agora tempo para se pensar no que foi feito, e em tudo aquilo que aconteceu. Pelo meio de muito trabalho, muita animação, novas amizades, momentos únicos e excitantes, o FRAGlíder™ conseguiu trazer até todos os seus utilizadores toda a informação e meios para que quem não pôde presenciar o evento, pudesse disfrutar de grandes e inesperados jogos. Uma cobertura que sem qualquér dúvida esteve ao nível da organização, à qual irei fazer referência mais à frente.

O arranque

Era dia 1 de Abril, dia conhecido por todos como “Dia das Mentiras”, mas a verdade é que após problemas com Steam accounts e um problema de última hora numa placa gráfica, o torneio arrancou de vez. Quando os jogos começaram a ser feitos, já o HLTV proporcionado pelo FRAGlíder™ estava online!


Pure morning
Fase de Grupos

No Grupo A não houve qualquer dúvida na equipa que abriu a sequência de surpresas que se avizinhavam. Os gHk após um grande percurso pelo ano de 2004, e um início de 2005 atribulado, apresentaram-se muito fortes, ganhando surpreendentemente aos mauZ. Olhando para o Grupo B deparamo-nos com uma das desilusões do torneio. Os OverRun classificados como cabeça-de-série, não conseguem passar a fase de grupos, sendo ultrapassados pela motivação, humildade, amizade e inter-ajuda que esteve bem patente quer nos MYOR, quer nos sbreneinz. O Grupo C apenas se realçou pela passagem da equipa da casa, aMk, com a revelação de alguns jogadores, causando aperto a KKnD equipa que muito demonstrou ao longo do torneio. Chegando ao Grupo D, o qual se esperava resolvido à partida, eis que a formação dos osmotic começou a mostrar que iam dar que falar, causando de forma inopinada a única derrota aos exotic ao longo do torneio. Sem grande história ficou o Grupo E, que a abrir o 2º dia, fê-lo sem surpresas, eNkor sem dificuldades. Grupo marcado ainda pela presença das DarkAngels. Um dos grupos mais aguardados, pelo alto nível de competição que se adivinhava, confirmou isso mesmo. Mais uma vez os aeminium mostraram o porquê de já adquirirem o passe para Guimarães, empurrando os turtle para o 2º lugar, ainda que apenas por diferença de rondas. Falando do Grupo H, este ficou marcado pela ausência dos FiveGiants, dando assim lugar o skill de DP e a presença feminina das 2ndSky fosse realçada. O último grupo, também com grandes espectativas geradas, o Grupo H, foi marcado pela polémica do falso flashbug a culpar clanKapitol, no jogo dos cabeças-de-série, e pela grande alegria e motivação mostrada por parte das n-base Girls.
Quero aqui deixar os meus parabéns e uma menção especial ao crow dos Sky-Spirits, que após uma hemorragia nasal, enfrentou com coragem o jogo que se seguia para a sua equipa!

gHk in-game | coin toss by GuLf | n-base Girls
Finais

Na prova de fogo, em que quem se queimava não tinha oportunidade de sarar a ferida, não houve qualquer surpresa, pois todas as equipas que se esperava, passaram a Single Elimination. Passando à Double Elimination, os ânimos exaltavam-se, o calor humano já existente na sala misturava-se com o nervosismo e ansiedade de montar o material, para mostrar a todos os que estavam presentes, à equipa contrária, e aos utilizadores que por via online pediam o alargamento das slots de HLTVs pois estas estavam completas, que a passagem na single elimination não tinha sido pura sorte.
Na primeira ronda, que foi jogada em de_cbble, os grandes jogos foram os dois primeiros sem dúvida. Num destes, a equipa dos exotic (ajudada pelo facto de já ter a sua equipa principal, e começar a jogar no lado de Contra-Terrorista) venceu sem aparentes dificuldades os gHk, que mostraram falta de motivação, contrariando boas jogadas de kyo e dLM que nada puderam fazer para travar kickfl1p e companhia que com calma decidiram o jogo. No segundo jogo, quando tudo parecia perdido para KKnD eis que fazem uma grande recuperação, mostrando o quão fortes se apresentavam, obrigando os osmotic a jogarem um overtime, o qual perderam sem resposta.
A confirmação deste grande talento dos KKnD deu-se na 2ª ronda da Winners Bracket, onde vencem os clanKapitol, que na ronda seguinte iriam ser eliminados por um clan que esteve sempre a subir de nível durante a competição: gHk. Estes mesmos, no jogo contra osmotic, depois de terem uma grande vantagem trazida da 1ª parte, cedem os rounds suficientes para que os seus adversários conseguissem empatar, e posteriormente vencer o overtime. O percurso brilhante dos osmotic só viria a parar quando encontraram os vencedores do torneio, numa final disputada em de_dust2, na qual os exotic levaram a melhor sem aparentes dificuldades, em que fox e cannon deram uma bela amostra do seu skill.

À parte da competição

Tristeza, mau humor, impaciência, violência, inimizades, chatices, desentendimentos; tudo palavras que constam no dicionário, mas que não servem para caracterizar o ambiente vivido neste torneio. Qualquer que fosse o motivo, o sorriso esteve praticamente sempre esboçado na cara dos participantes deste torneio. Houve um esforço enorme por parte da organização para que tudo corresse às mil maravilhas, mas sempre que tudo parecia bem encaminhado para voltar à normalidade, as novas tecnologias lá nos traíam.
As melhores referências deste evento vão sem dúvida para o incansável p1nG, que tudo fez para que nada falhasse, mas de omnipotente ainda só podemos ter o nickname, não a qualidade, infelizmente. Pessoalmente, e atendendo a que nada é perfeito, este torneio leva nota 9, por todas as razões, desde o esforço dos admins deste, até à boa disposição e paciência das equipas para que nada falhasse. De salientar o pedido por parte dos utilizadores para alargar as slots de HLTV pois estavam cheias, estando a ver de casa mais de 1500 pessoas.
Numa parte mais pessoal, que influencia directamente o FRAGlíder™ quero agradecer (e sem citar nomes, para não correr o risco de me esquecer de alguém) ao pessoal que tornou possível toda a coverage que foi proporcionada durante este torneio, quer em termos de transporte, meios online, ou até quem tentou corrigir um ou outro erro que foi cometido por mim durante a coverage (o tempo escasseava, depressa e bem, há pouco quem).


Agora umas pequenas classificações simbólicas, da minha única e exclusiva opinião:

Equipa Surpresa: osmotic
Equipa desilusão: OverRun
Equipa animação: n-base

Jogador sensação: gHk|DDc
MVPs: exotic-fox (é inegável o seu talento, e a diferença que fez nesta equipa) & exotic-Cyber (pela sua regularidade em todos os jogos).

Round do torneio : protagonizado por: exotic-foxj: no jogo da 1ª ronda da winners bracket, contra gHk, numa situação de 1 para quatro, vence o round de uma forma brilhante e inteligente, e com o brinde de um excelente single shot a gHk|kyo.


Opiniões:

top3
exotic
osmotic
KKnD

Visão feminina – DarkAngels
Organização


Como última surpresa deste torneio, o FRAGlíder™ preparou uma secção denominada “Funny Moments” sobre o torneio, podem consultar aqui.

Também disponível está a galeria de fotos, e um ficheiro no formato “.zip” com a compilação de todas as fotografias tiradas do evento » FRAGfotos.

As tão desejadas demos, estão já disponíveis para download nacional, como habitualmente.

Todos os comentários referentes a qualquer dos conteúdos desta página, ou das páginas visualizadas através dos links, deve ser feitos nesta notícia, obrigado.