O caster português Rafael "rafaelpaisgk" Pais anunciou uma sanção direcionada a 6 elementos dos DGK Esports, cinco jogadores e treinador.
Durante o dia de ontem decorreu um qualificador ibérico, que apurou quatro equipas para a primeira temporada do EEG European League, uma liga de CS:GO com 500 euros de prizepool.

dark é um dos jogadores castigados por 1 mês.
Na sequência da análise de imagens e outro tipo de provas, a Rafael Pais decidiu aplicar uma punição de 6 meses de suspensão ao treinador dos DGK, Carlos ’St4lk3r_pt’ Pereira, que durante a sua participação no qualificador esteve a assistir à POV do oponente.
Quanto aos cinco jogadores dos DGK foi aplicada uma suspensão de apenas um mês, uma vez que o quinteto soube das ações do seu treinador ao fim do jogo, mas supostamente omitiu o sucedido.
Comunicado: EEG S1 – Qualificador Ibérico
Read: https://t.co/IbOGcrU6E2
— Rafael Pais (@rafaelpaisgk) January 24, 2021
[ATUALIZAÇÃO 00:20:00 25/01/2021]
O jogador dos DGK, Tiago "dARK_" Ribeiro, deixou uma declaração ao nosso portal, para clarificar a posição da equipa perante as ações de Carlos "St4lk3r_pt’ Pereira, esclarecendo que não houve qualquer tentativa de omissão e inclusive cooperaram na resolução do problema.
"Esta situação começou quando o dekkk falou no chat sobre o nosso manager estar a ver a stream dele e a comentar no chat, nós ficamos imediatamente chocados, visto que não sabiamos do que se tinha sucedido. (esse mesmo manager até chegou a dar uma info durante o jogo, mas nós nem ouvimos/reparamos que ele deu essa mesma info.)
Após o jogo ter sido concluído o dekkk foi queixar-se aos admins que o nosso manager estava a dar streamsnipe. Após alguns minutos entre os admins e o dekkk a discutirem a decisão dos admins foi a seguinte: "É muito simples quando streamas a pov estás a streamar ao teu próprio risco se tens menos delay que a gotv ainda pior. Usando as regras da faceit ja que os torneios do rafael não tem regulamento o resultado continua igual.Caso houvesse regulamento a dizer o contrario era diferente".
Após esta conclusão proseguimos no qualificador sem preocupação do que se sucedeu. Julgo que esta falta de preocupação foi ao que levou ás críticas de omitir que o stalker esteve na stream, mas como estavamos preocupados com o qualificador não nos pronunciamos mais sobre esse assunto.
Hoje, o dekkk falou deste assunto em stream, no qual eu fui ao chat afirmar que de facto o stalker esteve na stream durante o jogo com o desconhecimento dos jogadores. Eu enviei um video que demonstrava que nós não sabiamos da ação dele, e o dekkk usou isso como prova para os admins. Eu sempre procurei transparência máxima e a melhor resolução, portanto afirmar que ocultei os factos é mentira."
[ATUALIZAÇÃO 22:30:00 25/01/2021]
Os SCTA, equipa que sofreu o stream snipe por parte dos DGK, lançou um extenso comunicado onde apresentam alguns factos quanto à presença de Carlos "St4lk3r_pt’ Pereira na transmissão de um dos jogadores.
Ao longo do comunicado os SCTA apresentam alguns factos sobre o desenvolvimento da situação, inclusive um vídeo onde apontam a possibilidade de que os jogadores tinham conhecimento das ações do seu treinador antes da penúltima ronda.
A equipa portuguesa reitera o esforço por parte do Rafael "rafaelpaisgk" Pais em promover e dinamizar o cenário português, estando só a expor a situação para que a mesma seja um caso pontual.
O comunicado pode ser consultado aqui.