Naquele que será certamente o melhor e mais espectacular evento do ano, não existem desculpas para não estar presente. Dezenas de qualificadores, ao longo de todo o país, apuraram as 40 melhores equipas de CS portuguesas, que no enorme palco de Guimarães vão lutar pela qualificação para a ESWC em França.
Em seguida apresentamos os cabeças de série, eleitos para encabeçar os 8 grupos da competição:

6s-gaming: com muitos bons jogadores, têm vindo a melhorar os seus resultados como equipa. Esta é a sua oportunidade para mostrar de vez o seu real valor, lutando certamente pelo 3º lugar.

Electronic Empire: dispensam apresentação. Com alguns dos melhores jogadores nacionais, não sairão satisfeitos com menos do que o 1º lugar. Algumas alterações recentes no roster podem diminuir a sua performance. Resta-lhes provar o contrário.

Exotic: outro clan que não necessita de introdução, repleto de jogadores com muita skill, que vem certamente para carimbar o passaporte para França. No último confronto directo ganharam aos eE por uma margem mínima. Antevê-se uma excitante final entre os dois clans.

Mauz: com algumas individualidades conhecidas, e em crescendo de forma, têm oportunidade de mostrar que ainda se deve contar com eles. Não devem ficar contentes com menos do que um 3º lugar, não sendo certamente presa fácil para nenhum clan.

Midnight: esta é a sua oportunidade de finalmente se imporem no top 5 nacional. Com bastante treino em equipa e bons jogadores, irão certamente lutar pela 3ª posição, impondo respeito aos favoritos.

Mindhack: não tendo o fulgor de outrora, e aparecendo poucas vezes em torneios, a sua prestação é uma incógnita. Irão ter de provar o seu estatuto de cabeças de série, terminando o torneio nos 8 primeiros lugares.

Utilpost: almejarão certamente pelos primeiros postos da classificação final. Contundo, a sua forma não é a melhor, e estarão presentes com algumas falhas no roster. As suas individualidades terão que estar em grande para garantir pelo menos a 6ª posição.

–<Xeno: uma recente subida de qualidade no jogo em equipa, como ficou provado nos últimos torneios, deixa em expectativa uma boa prestação. Apesar de ficarem certamente satisfeitos com o 3º lugar, exotic e eE irão por certo ser cautelosos com os xeno.

Para além dos cabeças de série, overrun, ion e foxhound devem ser tidos em conta como sérios candidatos ao top 8.