Edição de 2004 da CeBIT dá destaque a tecnologias wireless

Até ao próximo dia 20, mais de 6.400 empresas irão mostrar, em mais uma edição da CeBIT que começa hoje, as principais tendências para diferentes áreas do mercado das tecnologias da informação e da comunicação. Apesar de continuar a ser um evento inevitável no sector das Tecnologias da Informação e Comunicação, também a Cebit demonstra este ano o desgaste causado pela crise deste mercado, para além do medo adicional no capítulo da segurança.

Mesmo no sector das telecomunicações móveis, as apresentações são mais moderadas e discretas, passando-se o mesmo na área de soluções de software e hardware.

Apesar do número de expositores ser inferior ao do ano passado em pouco mais de uma centena, os 6.400 registados este ano ficam muito aquém dos mais de 8 mil que atenderam à Cebit 2001.

O discurso de abertura da Cebit 2004, ontem à tarde, foi protagonizado pelo presidente da Sony, Kunitake Ando, que salientou a importância da convergência dos computadores, telecomunicações e Internet. O presidente da Sony foi o primeiro executivo de uma empresa de electrónica e entretimento a abrir a Cebit, o que demonstra o crescente peso deste sector na feira.

Para este ano, os temas propostos a destaque são a inteligência artificial, os processos negociais as soluções digitais, segurança informática, banca electrónica e eGovernment, mas o enfoque está na tecnologia wireless, com grande parte dos fabricantes a mostrarem os seus trunfos nesta área. A feira promete igualmente dar atenção às redes de comunicação 3G

O país organizador contribui com o maior número de expositores presente, seguido da Formosa (709), dos Estados Unidos (222), do Reino Unido (198), da China (189), da Coreia (167) e de Hong Kong (140). A Europa Central e Ocidental estão representadas por 280 empresas, de 17 países diferentes, Portugal estará representado com apenas 3 expositores.

Os 350 mil metros quadrados de espaço de exposição estão cobertos por tecnologia Wireless LAN, assim como o centro de informação, o centro de convenções e o centro de imprensa, informam os organizadores da feira alemã. Com mais de 200 pontos de acesso instalados, os visitantes da CeBIT podem assim usar os seus dispositivos Wi-Fi para se ligar à Internet.

Pela primeira vez, estará disponível um guia por SMS, que permite aos visitantes encontrar geograficamente determinada empresa no espaço da feira, através do seu telemóvel. Para tal, é necessário enviar uma mensagem SMS com o nome do expositor para um número disponibilizado, ao que o sistema responde com as coordenadas específicas da localização.