A Câmara Municipal de Guimarães assume uma iniciativa porventura pioneira em todo o País, no caso de locais públicos ao ar livre: a disponibilização gratuita de acesso à Internet no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago, com recurso à tecnologia “wireless”, ou seja, sem fios.
Com este novo serviço, passa a ser possível, em qualquer ponto do Largo da Oliveira e da Praça de S. Tiago, com recurso a um computador ou a um telemóvel, o acesso, de forma totalmente gratuita, à Internet ou ao correio electrónico. Esta operação é encarada como uma experiência-piloto com possibilidades de ser repetida noutros locais do Concelho onde uma tal solução se revele futuramente adequada.
A frequência do Centro Histórico de Guimarães, designadamente das suas praças mais simbólicas, desperta um interesse crescente por parte de jovens estudantes e profissionais, a par dos inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que, com especial incidência nos meses de Verão, consagraram aquelas praças como as verdadeiras “salas de visita” da cidade. É também ajustado afirmar que são justamente aqueles grupos que mais recorrem às novas tecnologias para os mais diversos objectivos, destacando-se o acesso à informação através da Internet.
Associar o Centro Histórico à utilização das novas tecnologias afigura-se, deste modo, como uma forma de ir de encontro aos interesses dos seus frequentadores, fomentando a sua permanência e dando um exemplo feliz do casamento entre o património cultural e a modernidade – o acesso à informação global.
Em função de uma proposta de parceria que encontrou total receptividade na ONI Telecom, os custos a suportar pela Autarquia resumem-se à aquisição dos equipamentos necessários, instalados no interior do edifício dos Antigos Paços do Concelho, ficando os consumos a cargo daquela empresa de telecomunicações.
Links:
» Câmara Municipal de Guimarães
» ONI Telecom
» INMOVE