

A Riot Games anunciou, durante a madrugada de segunda-feira, 14 de agosto, uma série de alterações ao circuito Challengers de VALORANT.
Uma das maiores alterações feitas pela empresa norte-americana ao competitivo do FPS foi a ampliação do calendário competitivo, passando a existir mais competições, que irão acontecer durante todo o ano de 2024. Com esta alteração, a Riot admite que poderão existir várias competições a decorrer simultaneamente, e para resolver isto, algumas fases de determinadas competições irão deixar de contar com transmissões oficiais.
Today we want to share our philosophy on Challengers and how we will evolve for the 2024 #VCT Season.
Read more: https://t.co/fYQzWeqDrA pic.twitter.com/Zkg2jWIqBo
— VALORANT Champions Tour (@ValorantEsports) August 14, 2023
Recorde-se que na atualidade, qualquer equipa que não consiga apurar-se para os torneios Ascencion, veria o seu ano competitivo chegar ao fim no início de junho. A equipa portuguesa da SAW, acabou por falhar a qualificação, apesar de ter estado muito próxima, e irá ter um segundo semestre bastante parado competitivamente. Porém, com estas mudanças a situação irá alterar-se em 2024, fazendo com que estas equipas passem a ter mais torneios para jogar, e não estejam apenas dependentes da qualificação para os torneios Ascencion.
A Riot Games reafirmou ainda a intenção das equipas Tier 2 estarem afiliadas às equipas de nível superior, Tier 1, e estas podem utilizar os jogadores da equipa Tier 2.
Para além destas duas alterações, o cenário Tier 3 também foi alvo de mudanças, e a partir do próximo ano, qualquer jogador que pretenda chegar ao mais alto nível competitivo, irá começar a sua cominhada dentro do jogo com o modo Premier, que contará com torneios semanais.