Na nova atualização do Counter-Strike: Global Offensive a Valve passou a proteger um comando, que já estava a ser discutido pelos jogadores profissionais, nos bastidores.

Até aos dias de hoje, o comando "cl_showpos" não estava protegido, ou seja, um jogador poderia ativar o mesmo, sem qualquer problema uma vez que estava vinculado ao cliente de jogo e não às configurações do servidor. Mas que tipo de vantagem traz este comando?

Nas notas, a produtora do FPS agradeceu a Chad "SPUNJ" Burchill – antigo jogador de CS:GO que agora ocupa o cargo de analista em várias competições – e o australiano fez questão de revelar o email, onde pede clarificações à Valve sobre este comando. 

O mesmo fala sobre a possibilidade de um jogador poder treinar alinhamentos de granadas e até wallbangs com a máxima precisão, isto porque o comando permite saber as coordenadas exatas – e até o angulo da mira – em que o jogador se encontra.

Estando vinculado ao cliente, o jogador pode, numa partida oficial, ativar o mesmo e alinhar o pixel exato através das coordenadas, tal como fez Mathieu "ZywOo" Herbaut.O regulamento da ESL diz que este comando terá de estar configurado a 0, uma vez que dá uma vantagem competitiva.

De acordo com Martin "STYKO" Styk, a discussão sobre o uso deste comando já existe há algum tempo. Outrora existia um acordo entre as grandes equipas para não utilizar, mas recentemente estava proibido pelos grandes organizadores de eventos.

Se queres treinar granadas ou outro tipo de alinhamentos, consulta o nosso guia de configuração de servidores.