Na nova atualização do Counter-Strike: Global Offensive a Valve passou a proteger um comando, que já estava a ser discutido pelos jogadores profissionais, nos bastidores.
Até aos dias de hoje, o comando "cl_showpos" não estava protegido, ou seja, um jogador poderia ativar o mesmo, sem qualquer problema uma vez que estava vinculado ao cliente de jogo e não às configurações do servidor. Mas que tipo de vantagem traz este comando?
Nas notas, a produtora do FPS agradeceu a Chad "SPUNJ" Burchill – antigo jogador de CS:GO que agora ocupa o cargo de analista em várias competições – e o australiano fez questão de revelar o email, onde pede clarificações à Valve sobre este comando.
O mesmo fala sobre a possibilidade de um jogador poder treinar alinhamentos de granadas e até wallbangs com a máxima precisão, isto porque o comando permite saber as coordenadas exatas – e até o angulo da mira – em que o jogador se encontra.
Estando vinculado ao cliente, o jogador pode, numa partida oficial, ativar o mesmo e alinhar o pixel exato através das coordenadas, tal como fez Mathieu "ZywOo" Herbaut.O regulamento da ESL diz que este comando terá de estar configurado a 0, uma vez que dá uma vantagem competitiva.
De acordo com Martin "STYKO" Styk, a discussão sobre o uso deste comando já existe há algum tempo. Outrora existia um acordo entre as grandes equipas para não utilizar, mas recentemente estava proibido pelos grandes organizadores de eventos.
So I see valve protected the cl_showpos command.. and thanked me. I want to be transparent with people on this, I didn’t ask for it to be banned I just presented them some information regarding the command and asked them what they thought. pic.twitter.com/LgJQIYKyMK
— Chad Burchill (@SPUNJ) February 2, 2022