Ontem, no RTP Arena Respawn, Ricardo "fox" Pacheco e Hélder "coachi" Sancho deram a sua opinião sobre os problemas do cenário português de CS:GO.
Os dois juntos somam mais de três décadas de ligação ao CS:GO, quer como jogador, e no caso de coachi também como treinador – uma função que assumiu em 2017. Gonçalo "ghazz" Louro aproveitou a presença de dois pilares da comunidade para saber a opinião sobre os problemas da scene, oferecendo um cenário de "papel em branco", onde começava tudo da estaca zero.
"Há muito talento em Portugal. O pessoal precisa de saber ouvir mais, acho eu. Têm que ter os pés bem assentes na terra e ouvir a malta experiente, ponto.", concluiu fox. O veterano não vê com bons olhos a falta de ambição de alguns jogadores portugueses: "Isto para melhorar era preciso haver mais pessoal com mais paciência, para querer aprender mais. Não é ganhar duas MLP e pensar que já são jogadores tier 1."
fox:"… tive sempre a esperança de vir a ser jogador"
A fome de vencer foi o que manteve o português na competição: "Queria sempre mais." Outrora, fox admite que manteve sempre vivo o sonho de ser jogador profissional de CS:GO mesmo quando as circunstâncias da vida lhe retiravam os companheiros do servidor. "Joguei em torneios com o meu irmão e amigos pessoais, porque tive sempre a esperança de vir a ser jogador."
Após alguns minutos de reflexão, fox sintetizou a sua opinião e diz:"Acho que o pessoal tem que querer mais, o querer faz toda a diferença." mas deixa o aviso "O querer não é meter horas de matchmaking e streams para faturar uns euritos extra."
Coachi, que já partilhou o servidor com fox vários anos, começou por concordar com aquilo que foi dito pelo sniper português. No entanto, houve um ponto de discordância entre os dois, que coachi diz que já assombra o cenário há largos anos: "Falta, de facto, aparecer mais talento em Portugal."
O treinador da Sharks não percebe bem o porquê de isto acontecer, e afirma que foi algo que atrasou o cenário, mesmo na iteração 1.6. "Na altura nunca nos apareceu um GeT_RiGhT, um markeloff ou um Edward. E nos tempos que correm nunca nos apareceu um ropz, um b1t, um Frozzen, um Twistzz ou um EliGE."
Em 2021, coachi diz que os melhores jogadores do panorama nacional "são os mesmos". "O fox tem 35 anos e ainda é, talvez, um dos cinco melhores jogadores portugueses. O mUt, para mim, é o melhor jogador português agora. Rmn a mesma coisa."
coachi:"SAW precisavam de um jogador desequilibrador e não há"
O aparecimento de Renato "stadodo" Gonçalves e Tiago "JUST" Moura, outras duas peças do quinteto da SAW, foi bom mas "não são um salto de qualidade gigante, em relação ao que tinhamos."
"O único grande jogador, em 20 anos de CS, de nível internacional para jogar numa equipa internacional, é o fox.", rematou Hélder Sancho. O treinador da Sharks voltou a pegar no exemplo da SAW, e a troca entre Omar "arki" Chakkor e João "story" Vieira, que acabou por ser revertida. "Esta troca que houve ali nos SAW é engraçada, porque sai Arki e entra story, e depois sai story e volta a entrar arki. Tu vês que há aqui uma falta de talento. Claramente, SAW precisavam de um jogador desequilibrador e não há."