

Na passada terça-feira, o International Olympic Committee anunciou que terá uma Comissão de Esports. O objetivo deste órgão é a promoção ao desenvolvimento de desportos virtuais no espaço olímpico.
A cara deste projeto é David Lappartient, membro do COI (Comité Olímpico Internacional). O representante francês já esteve envolvido, dentro do Comité, em alguns grupos de trabalho vocacionados para os eSports e, agora, pretende expandir os desportos virtuais para uma nova realidade de audiência.
IOC President Thomas Bach announced the IOC commissions for 2023, maintaining gender equality across the commission positions. For the first time, the IOC has also created a new Esports Commission. 🖥️https://t.co/1NVl6RymHc pic.twitter.com/00HlKbPlz1
— IOC MEDIA (@iocmedia) September 5, 2023
Em declarações, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, defendeu que é o cenário ideal para o surgimento de novas “oportunidades”: “O COI acredita que o desporto virtual têm potencial para complementar e aprimorar o desporto olímpico tradicional, oferecendo novas oportunidades para atletas e fãs participarem no Movimento Olímpico”, atirou Thomas Bach, antes de explicar que o Movimento Olímpico pretende inspirar os jovens para um “estilo de vida ativo e saudável”: “Acreditamos que os desportos virtuais podem ajudar a promover os valores de excelência, amizade e respeito que estão no coração dos Jogos Olímpicos, e que possam inspirar jovens de todo o mundo a envolverem-se no desporto e a levarem estilos de vida ativos e saudáveis”
De relembrar que, apesar desta nova inclusão no Comité, jogos de fps (First–person shooter), tais como Counter-Strike e VALORANT, estão fora das opções no mundo do desporto olímpico.