Tornaram-se recentemente públicos os valores relativos à transação decorrida em Dezembro do ano passado entre a Mobile TeleSystems, gigante da indústria das telecomunicações na Rússia e a Praliss Enterprises, empresa detentora da marca Gambit Esports.

Nos Esports, os Gambit estão bem representados com equipas em Counter-Strike: Global Offensive (que venceu um Major em 2017), DOTA 2, League of Legends e FIFA. Este investimento por parte da Mobile TeleSystems torna a mesma numa das maiores empresas de telecomunicações a possuir uma equipa de Esports, tendo lucros de 7.15 biliões em 2017 e investindo cerca de 313 Milhões de Rublos (sensívelmente $5,000,000) na compra da Praliss Enterprises.


A aquisição dos Gambit abre portas ao uso de jogadores no marketing geral da MTS.

Os valores destas transações tornaram-se públicos através de uma entrevista feita a um representante da Mobile TeleSystems que também partilhou alguns dos planos futuros da empresa relativamente aos activos que agora possui. Os jogadores das várias divisões dos Gambit irão ser usados em campanhas de marketing com produtos desenvolvidos especificamente para fãs de Esports, estando o gigante das telecomunicações disposto a assinar acordos de patrocínio com outras marcas presentes no mercado.

O ano de 2018 parece ser o ano para a entrada definitiva das empresas de telecomunicações nos Esports, com marcas como a Vodafone a marcar uma posição muito forte ao tornar-se patrocinador premium da ESL e a adquirir recentemente também os direitos de naming da organização dos Giants Gaming em Espanha. Poderá Portugal ver esse investimento a acontecer nos próximos anos?