O CSGOExo, site de troca de skins de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), foi recentemente vítima de um ataque de hackers que resultou num roubo de uma quantia avultada. De acordo com a mensagem que se pode ler na página principal do site, foram roubados $700,000 em skins nas primeiras horas do dia 15 de fevereiro.
Desde o momento do roubo, o site está indisponível para acesso. Os utilizadores que pretendam aceder ao mesmo deparam-se com a referida mensagem na página principal, que informa ainda que o site está temporariamente fechado para manutenção.
No entanto, já foram feitos alguns progressos neste caso, nomeadamente no que diz respeito à identificação dos ladrões. A mensagem colocada na página principal do site indica os três perfis de Steam dos alegados responsáveis pelo roubo. “Vamos fazer o nosso melhor para recuperar o funcionamento normal do site. Já contactámos a Steam”, pode ainda ler-se.
CSGOEmpire apanhado na polémica
Um outro site, este de jogos de azar e chamado CSGOEmpire, foi também apanhado no meio da polémica. Neste caso, o site não sofreu nenhum roubo por parte dos hackers… mas acabou por funcionar como uma “lavandaria”.
Segundo foi revelado pela própria plataforma através das redes sociais, uma parte do valor roubado ao CSGOExo — mais precisamente cerca de $216,000 — foi depositado posteriormente no CSGOEmpire. Com que intuito? Muito provavelmente para os ladrões conseguirem “lavar” o dinheiro, isto é, transformar as skins em dinheiro real. Também o CSGOEmpire menciona as mesmas três contas que foram apontadas pelo CSGOExo como pertencentes aos hackers.
Neste caso, o problema do CSGOEmpire não afeta diretamente o site, mas sim quem o utiliza. É que entretanto, as skins roubadas foram apagadas do jogo. Tendo em conta que, durante o tempo em que passaram despercebidos à administração do CSGOEmpire, os ladrões conseguiram depositar várias skins no mercado do site, tal significa também que outros utilizadores acabaram por redimir skins que posteriormente foram apagadas. Assim sendo, um lote alargado de utilizadores foi agora prejudicado, uma vez que ficou sem skins que pensava serem “legais”.
A administração do CSGOEmpire informou ainda que já baniu as três contas dos hackers da sua plataforma e que iniciou agora o processo de compensação dos utilizadores afetados, mesmo tendo isto sido algo fora do controlo da gerência do site. Nesta fase, de acordo com o que foi informado, o CSGOEmpire está a recolher todos os casos de utilizadores afetados para depois iniciar o processo de compensação dos mesmos. Os administradores do site pediram, no mínimo, 48 horas para resolver o problema, mas alertaram também que pode demorar mais tempo.