Os playoffs do VALORANT Champions aproximam-se a passo largo. Ontem, foi uma derrota da Sentinels perante a KRÜ que marcou o dia.

O dia abriu num confronto entre Acend e Envy, para determinar o primeiro lugar do grupo A. No Haven, foram boas séries de rondas dos Acend que conseguiram garantir a vitória, provando-se demasiado para os Envy na sua escolha de mapa e começando a série à frente por 13-8.

Passando ao Bind, o melhor mapa dos Acend e um que apenas perderam seis vezes. Mostraram o seu domínio do mapa ao alcançar a metade 9-3, mas o esquadrão norteamericano não parou por aí. Começaram a montar um comeback, levando sete rondas de seguida até que os Acend fecharam a série pela margem mínima, passando aos playoffs em primeiro do grupo.


Com a vitória dos Acend hoje, todas as equipas da EMEA passaram dos seus grupos em primeiro (Foto: Michal Konkol/Riot Games)

Os X10 CRIT voltaram ao servidor depois de três dias de ausência, desta vez contra os Keyd Stars. Abriram a série com um 13-6 convincente em que não deixaram respirar os brasileiros, num Icebox marcado por lurks decisivos que colocaram os tailandeses à frente.

No Haven, a sorte continuou a favorecer os representantes do sudeste asiático, que conseguiram ganhar o mapa 13-5. Com estes dois mapas, os X10 CRIT colocaram-se no Decider do grupo A, estando a uma série de alcançar os playoffs.


Os X10 CRIT voltam a surpreender no maior palco (Foto: Michal Konkol/Riot Games)

Entre Sentinels e KRÜ, os campeões do Masters Reiquejavique eram os favoritos. Começaram a série como uns favoritos deveriam. Estiveram sempre em controlo do Fracture, vencendo-o 13-7. Shahzeb "ShahZaM" Khan jogou de Breach pela primeira vez, carregando a sua equipa ao somar quase 280 ACS.

Os Sentinels pareciam prontos para fechar a série no Haven, um mapa tradicionalmente forte para a equipa. Venceram a metade 8-4, mas perderam controlo ao trocar de lado. Os KRÜ venceram sete rondas seguidas, saltando para a vantagem, mais tarde fechando o mapa 13-11 e forçando o terceiro mapa.

O terceiro mapa, Split, foi uma repetição do Haven. Os Sentinels venceram a primeira metade 8-4, mas cederam demasiadas rondas ao trocar para a defesa. Com isto, os KRÜ obtiveram outro 13-11 e conseguiram eliminar os Sentinels, algo antes apenas feito uma vez, no Masters: Berlim.

A fase de grupos do VALORANT Champions termina amanhã com Deciders do grupo D, C e A, respetivamente. O primeiro jogo é entre Vision Strikers e Cloud9 Blue, de seguida disputando-se um confronto entre Vikings e Secret. Envy e X10 Crit fecham o dia. Os vencedores passam aos playoffs, os perdedores voltam para casa.

Acend vs Envy 138 [Ascent]
13
11 [Bind]

       
Keyd Stars vs X10 CRIT 613 [Icebox]
613 [Haven]
       
Sentinels vs KRÜ 137 [Fracture]
1113 [Haven]
1113 [Haven]

Capa: Michal Konkol/Riot Games