A organização dos Digital-Sense, uma das mais antigas em Portugal, anunciou a contratação de uma equipa de Counter-Strike 1.6 para o resto de 2011.

Esta seria uma notícia perfeitamente vulgar, ora não fosse os jogadores usuais que fazem parte da mesma. Começando pelo capitão da equipa, encontramos Nuno "Scofield" Xará, mais recentemente, cara conhecida de algumas streams protagonizadas pela minha pessoa, e também actual manager da equipa Feminina dos Defining Stars. Temos ainda outros 3 jogadores de ex-equipas como os seQuence.

Nuno "Scofield" Xará volta ao CS agora com os digital-sense!

O Fraglider teve a oportunidade de trocar umas palavras com Nuno "Scofield" Xará acerca deste seu novo projecto:

Fraglider – Olá Xára! Diz-nos, primeiro que tudo, confessa lá que já tavas com saudades daquele CS mais competitivo não estavas ? 😛

Nuno "Scofield" Xará – Claro que sim, por isso mesmo aceitei este convite. Foi com muito gosto que o fiz. Passei muitos anos sem jogar e ultimamente andava mais activo, até por causa das defs female, onde sou manager, e por vezes tinha que jogar com elas e então aquele "bichinho" veio ao de cima. Fui pressionado pela Shimura, que disse que me gostava de ver a jogar outra vez. Tive alguns convites de outras organizações, mas gostei da maneira em que esta me abordou e entao aquii estou eu.

Fraglider – Como será agora o teu cargo com as "meninas", continuarás a acompanha-las neste caso como Manager ?

Nuno "Scofield" Xará – Sim. Essa é uma das minhas prioridades, afinal foi graças a elas que comecei a ter outra vez o gosto pelo jogo. Na altura em que deixei de jogar não tinha muito tempo e tinha algumas dificuldades económicas, daí nem sequer ter computador e ter que andar a gastar uns euritos na lan.  Conheci muitas pessoas do gaming nacional que ainda hoje são muito falados. Foi com esses que comecei a minha carreira no CS. Eles continuaram e eu parei. De momento digamos que tou "mais disponivel" e também queria experimentar , digamos conduzir , uma equipa Female, que é coisa que nunca tava á espera de ser convidado, ainda mais, por uma organização como é o defs.org, nomeadamente por ti quando estavas nos defs.

Fraglider – Uma última pergunta em relação à tua fase de manager, como achas que ficou o teu trabalho com as meninas em termos de evolução ?

Nuno "Scofield" Xára –  Não posso dizer que ficou. Posso afirmar como é que poderá vir a ficar. Acredito plenamente neste grupo Female, porque são jogadoras inteligentes, todas elas têm capacidade de numa ronda tirar um coelho da cartola, têm um grande team play e isto tudo sem sequer treinarem no "duro". Antes de aceitar o convite dos digital sense, tive a rever horários e dias de treino, para isso nunca afectar a evolução das meninas. Actualmente, tão paradas, vão jogando entre elas, até porque uma das meninas neste momento não pode treinar a 100% e então vão jogando as outras mas vão jogando mix´s, nada organizado. Quando tiverem todas prontas, aí sim, o trabalho vai começar. Se eu não acreditasse no potencial delas, jamais iria perder tempo com isso. Como deves calcular, todos aqueles gritos na lan, aquelas rondas complicadas, todo a aquele ambiente intenso, todo aquele convívio, eram elementos que faziam parte da minha vida, quero que voltem a fazer e quero ter tempo para tudo isso.

Fraglider – Sei que esta tua nova equipa conta com alguns elementos designados de "old schools". Queres falar um pouco sobre isso ?

Nuno "Scofield" Xará –  Não posso dizer que são todos old schools. O único old school na equipa sou eu. Posso é afirmar que estes "miudos" são bons jogadores, com muito empenho e dedicação, sempre com vontade de jogar e treinar. Posso também dizer que são jogadores que já ganharam alguns qualificadores importantes, podem não se lembrar do nome deles, mas todos eles são jogadores experientes. Estiveram parados alguns anos e entao voltaram à comunidade. Gosto desta equipa, porque são jogadores com algum tempo no CS e vêm de uma paragem no jogo. É sempre bom voltar ao activo, visto que agora temos todos mais tempo para o jogo. Agora é treinar para no futuro termos os obectivos cumpridos. É isso que nós queremos. Sabemos que não é de um dia para o outro que as coisas nascem. Prometemos trabalhar para tantar chegar o mais longe possivel que é o que todos desejamos. Nunca jogamos juntos, esta vai ser a primeira vez e logo se verá o fruto do trabalho.

Fraglider – Quais são os objectivos inicias desta equipa ? E os futuros ? Já agora e aproveitado, pegando no passado, qual foi o teu último torneio ?

Nuno "Scofield" Xára – Os objectivos iniciais desta equipa passam por treinar muito, como é óbviamente óbvio! (riso) Tentar chegar o mais longe possível no futuro, coisa que não é nada fácil, porque o CS em Portugal, penso eu, está a ficar mais competitivo e torna-se dificil chegar mais longe. Mas nós vamos treinar forte e sabemos que temos tempo para evoluir. Digamos que não vale a pena andar para frente muito rápido, quando me meto numa "coisa", gosto de ter os pés bem acentes na terra e fazer as coisas com cabeça, com calma e com dedicação, para no futuro ter bons resultados, que é o que esta equipa quer. Os digital-sense são uma organização com alguns anos e sempre nos habituaram a ter equipas boas. Tudo isto junto com o trabalho certo provavelmente terá resultados. Em relação ao meu último torneio, foi por meados de Maio, num torneio realizado na cidade, onde ganhámos o torneio. Já não participava em torneios há bastante tempo e então soube que ia haver um torneio e fizemos uma equipa para ir mais para o convívio e eu também matar saudades. Nesse torneio éramos uma mix, patrocinada pela megabyte .com.pt, que nos ajudou bastante para que pudessemos juntar amigos. Essa equipa foi constituida por mim, SHOUW, Weapon, gAx e Shimura. A nossa manager e tactical da equipa era a suLeão. Foi um torneio com alguma adesão e que gostámos todos de participar, mas mais de conviver. Também fui á XL PARTY do Porto com as meninas, mas foi tudo em cima da hora, por isso nem treinámos, nem nada. Fomos para lá para convivermos. Para mim isso é das coisas mais bonitas que o gaming nos proporciona.

Fraglider – Bom, queres deixar algumas palavras finais ?

Nuno "Scofield" Xará – Mais uma vez agradeço o convite feito pelos digital-sense e o convite para esta entrevista. Aproveito ainda para desejar boa sorte aos digital-sense e à equipa Female dos defs.

Assim, a comunidade Portuguesa ganha mais uma equipa de valor e qualidade, sendo que contará com o seguinte quinteto:

Nuno "Scofield" Xará
Pedro "pp" Felix
Marcos "vik" Leite
Ricardo "prizzeN" Miranda
Tiago "unreal" Ferreira

Continua ligado ao Fraglider para todas as informações sobre o gaming Nacional e Internacional.